Passar para o conteúdo principal

Square Enix destaca a capacidade narrativa dos videojogos

Produtor de Star Ocean IV acredita no potencial do meio.

Um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de Star Ocean: The Last Hope, o produtor Yoshinori Yamagishi, em entrevista ao site CVG falou sobre as vantagens e inconvenientes que assolam os videojogos no que toca a narrar histórias.

Yamagishi destacou que os jogos são um meio capaz de contar histórias com grandes virtudes, mas também assinalou que apresentam maiores dificuldades do que os outros formatos, como o cinema e o teatro, onde o director tem uma margem de manobra maior no que toca a imprimir sentimos nas cenas.

Yamashigi conta que, "Ao contrário dos filmes, livros e televisão, os videojogos são um desafio no que toca à sua produção para narrar histórias. Na televisão, filmes e teatro, o director tem sempre controlo quando tem que decidir como oferecer ao público o argumento. Assim é fácil de controlar as emoções e os sentimentos que se esperam do espectador."

"Nos videojogos, temos que ter sempre em consideração como irá reagir o jogador com as acções dos personagens e com a história, e essa é a parte que não podemos prever com antecedência. Se conseguirmos esse objectivo, tenho a certeza que os videojogos são um meio fantástico para oferecer ao público experiências profundas e emocionantes."

Lê também