Square Enix diz que as consolas entraram "na última fase"
E fala sobre os serviços de streaming para crescimento no futuro.
Em reacção à chegada de 2019, o presidente da Square Enix, Yosuke Matsuda, publicou uma carta em que fala sobre o panorama actual dos videojogos e sobre o futuro, abordado o tópico das tecnologias emergentes.
Uma das coisas que mais salta à vista na carta é a afirmação de que "a actual geração de consolas de jogos entrou na última fase, e a próxima geração de consolas tornou-se num tópico de discussão na indústria do entretenimento digital".
De facto, muito se tem falado acerca das próximas consolas da Sony e da Microsoft. Vários rumores surgiram nos últimos meses, mas oficialmente, ainda nada foi revelado. Há quem especule que um lançamento em 2019 das próximas consolas é possível, enquanto outros apostam em 2020.
Acerca das tecnolgias emergentes, Yosuke Matsuda falou sobre os serviços de streaming e de como isso pode mudar a forma de consumo dos videojogos.
"O streaming é capaz de trazer diversos novos operadores de plataformas ao mercado além dos fabricantes de consola actuais, enquanto os donos de plataformas também se estão a juntar ao espaço do PC," comentou o presidente da Square Enix.
"Estes desenvolvimentos produzem um número crescente de avenidas através dos quais editoras e produtores podem oferecer conteúdo. Em particular, os serviços de streaming de jogos serão o derradeiro condutor de uma rápida transição de jogos em caixa para o consumo digital."
"O streaming também se dá a um novo modelo de negócio baseado em subscrição, pelo que acreditamos que a decisão de como interagir com estas próximas tendências será chave para o crescimento no futuro."
Tanto a PlayStation como a Microsoft já tem actualmente serviços de subscrição, nomeadamente o PlayStation Now, ainda não disponível em Portugal, e o Xbox Game Pass. A EA, uma das editoras mais poderosas de videojogos, também está apostar neste segmento com o EA / Origin Access.
Actualmente, o streaming de videojogos ainda não é viável numa escala global devido à necessidade de uma ligação à Internet excepcional, mas a Microsoft já afirmou que a sua rede de servidores Azure consegue solucionar o problema.
O streaming de videojogos também está a atrair gigantes de tecnologia como a Google para o mercado de videojogos. Em Outubro de 2018 a Google testou na América do Norte jogar Assassin's Creed Odyssey através do seu navegador de Internet.