Square Enix diz que se vai focar no mercado global
O Japão já não chega.
A Square Enix acredita que estão para trás os tempos em que obter bons resultados e sucesso no Japão era suficiente. Atualmente, é imperativo pensar no mercado global e obter sucesso em todo o mundo.
Tal como diversas outras editoras japonesas de renome, a Square Enix está agora a posicionar-se para focar os seus esforços no ocidente e desenvolver jogos capazes de conquistar relevo nos mercado globais. Seja com lançamentos em simultâneo em todo o mundo ou disponibilidade de mais títulos fora do Japão, o futuro será diferente.
Yosuke Matsuda, presidente da Square Enix, escreveu uma mensagem para os investidores na qual fal da crescente importância do ocidente para o sucesso dos jogos, mesmo que continuem a ser desenvolvidos com o toque japonês que os fãs tanto gostam.
"Alcançar grande crescimento na indústria dos jogos é atualmente difícil para companhias que competem principalmente no mercado japonês, tendo em conta as demografias em envelhecimento."
"Assim sendo, é imperativo para o nosso negócio produzirmos sucessos com apelo para o mercado global, que oferece uma maior escala em termos de clientes e volume de vendas."
Desenvolver videojogos a pensar primeiro em alcançar sucesso no Japão e depois olhar para o resto do mundo já não funciona, diz Matsuda. O mercado japonês "já não é suficiente para nos permitir recuperar o investimento no desenvolvimento e gerar lucro, assim sendo, temos de abordar os nossos esforços de desenvolvimento com a noção que temos de obter sucesso global."
Recentemente, tivemos companhias como a Sega e a Atlus a comentar o crescimento de séries como Yakuza e Persona, com especial foco e destaque no ocidente.