Square Enix perde quase 2 mil milhões de dólares em valor de mercado
Desde o lançamento de Final Fantasy 16
A Square Enix, a reputada editora japonesa de videojogos, sofreu um revés significativo na sequencia do lançamento de Final Fantasy 16, tendo perdido quase 2 mil milhões de dólares em valor de mercado.
Este declínio abrupto suscitou preocupações entre os funcionários e analistas da indústria relativamente à estrutura de desenvolvimento e ao controlo de qualidade da empresa. As acções da Square Enix caíram 30% desde o seu pico no início deste ano, perdendo cerca de 2 mil milhões de dólares em capitalização de mercado.
O preço das acções da editora atingiu o seu auge nos dias que antecederam o lançamento de Final Fantasy 16 em junho, mas fechou na passada quarta-feira no seu nível mais baixo desde maio de 2022. Esta queda segue-se a um alegado fraco desempenho nas vendas do jogo exclusivo para a PS5 e a resultados decepcionantes noutros lançamentos de elevado orçamento, como o fracasso do serviço ao vivo de 2020, Marvel's Avengers, e Forspoken.
De acordo com um relatório da Bloomberg, citado pela VGC, que analisa o recente declínio da Square Enix, funcionários e contratantes anónimos afirmaram que a empresa está a debater-se com problemas relacionados com a sua estrutura de desenvolvimento de jogos e controlo de qualidade.