Passar para o conteúdo principal

Square Enix vai focar-se ainda mais nos jogos mobile

"A geração de utilizadores nativos dos mobile já os vê como consolas tudo em um".

A Square Enix comunicou aos seus investidores no seu último relatório financeiro que entre as principais iniciativas de crescimento está em dar uma maior atenção aos jogos mobile tipo premium.

A companhia destacou o crescimento do sector mobile e o desempenho de jogos como Mobius Final Fantasy, Lara Croft GO e Deus Ex GO, como jogos originais para estes dispositivos, a companhia assinalou que os jogos mobile são uma das principais razões para o melhor desempenho da mesma a nível financeiro.

O presidente da Square Enix, Yosuke Matsuda, explicou que "Neste momento o mercado global de dispositivos móveis está dominado por jogos gratuitos e o mercado de jogos pagos ou premium, onde os jogadores compram o jogo completo, é praticamente inexistente". No entanto ele acredita que esta situação não afecta a companhia e os seus jogos. "O nosso grupo já há uns tempo que disponibiliza jogos pagos em dispositivos móveis, incluindo jogos originais. No conjunto do grupo, estes t+itulos representam um volume considerável de receita".

Isto não significa que a companhia esteja contra o modelo de jogos gratuitos, destacando a sua capacidade para atrair grande número de utilizadores. Para além disso, o desenvolvimento de jogos mobile têm custos semelhantes ao dos jogos para consolas portáteis.

"Os custos iniciais de desenvolvimento são, na generalidade, os mesmos em jogos pagos como em jogos gratuitos, ou talvez até maiores do que no caso das consolas portáteis. Dito de outra forma, o risco de investimento necessário não deve ser considerado baixo. No caso dos jogos gratuitos o risco é maior do que nos jogos pagos porque é necessário um gasto continuado no desenvolvimento adicional".

Tento tudo isto em consideração, Matsuda referiu que "os dispositivos móveis oferecem, apesar de tudo, uma melhor plataforma para criar grandes jogos nos próximos anos do que as consolas portáteis, principalmente pelos problemas destas no que toca a retrocompatibilidade".

Lara Croft GO foi considerado por muitos um dos melhores jogos mobile de 2015.Ver no Youtube

Matsuda destacou também que os jogos para dispositivos móveis cresceram nos últimos anos e relembra que têm cada vez mais peso no conjunto da companhia. Por essa razão, a Square Enix acredita que faz sentido avançar tanto no desenvolvimento de dispositivos móveis como no das consolas portáteis.

No caso dos dispositivos móveis, a companhia destacou que foram feitos "progressos significativos quer nas especificações técnicas quer no uso no terreno dos dispositivos móveis, e esta evolução possivelmente continuará a avançar sem problemas. De facto, os dispositivos móveis têm muito mais utilizadores em todo o mundo do que as consolas portáteis. A geração de utilizadores nativos dos mobile já os vê como consolas tudo em um".

"Por estes motivos faz sentido que os criadores de jogos como nós, desenvolvam jogos como os que criámos tradicionalmente para consolas portáteis não só para essas consolas, mas também para dispositivos móveis multimédia," concluiu.

Apesar do relatório da Square Enix focar-se principalmente em expor as razões pelas quais o mercado mobile é cada vez mais apetitoso e que por isso a companhia vai dar mais importância no futuro, Matsuda também falou do interesse na realidade virtual e aumentada no entanto não referiu quais os planos de futuro da companhia para estas duas tecnologias.

Lê também