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Stalker 2 pode ser uma grande surpresa

Combate melhorado e narrativa aprofundada.

Crédito da imagem: GSC Game World

S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl será lançado em dezembro de 2024, após vários atrasos causados pela invasão russa da Ucrânia. O jogo está a ser desenvolvido pela GSC Game World, sediada em Kiev, e faz parte da famosa série S.T.A.L.K.E.R., que se desenrola na sinistra e perigosa Zona de Exclusão à volta do local do desastre nuclear de Chornobyl.

Neste jogo de sobrevivência de mundo aberto, os jogadores assumirão o papel de um Stalker chamado Skif, que explora uma paisagem pós-apocalíptica repleta de criaturas mutantes, anomalias perigosas e fações rivais. A jogabilidade dá especial atenção à mecânica de sobrevivência, como a fome, a degradação das armas e a gestão do inventário, ao mesmo tempo que oferece uma história não linear com vários finais.

Rick Lane, do Eurogamer, teve a oportunidade de jogar Stalker 2: Heart of Chornobyl, onde revelou que o jogo sobreviveu a um dos processos de desenvolvimento mais problemáticos da indústria. Perante uma pandemia, a guerra na Ucrânia e ataques informáticos, o estúdio GSC Game World conseguiu contornar os obstáculos para dar vida à sequela de um clássico de culto. Lane salienta que o novo Stalker 2 foi recriado de raiz, sem utilizar materiais do projeto original que foi cancelado em 2012.

Com a oportunidade de jogar as primeiras horas de Stalker 2, é descrito que o jogo como um “shooter de sobrevivência” em mundo aberto e fluido, que promete um ambiente denso e profundo na infame Zona de Exclusão de Chernobyl. A narrativa introduz o jogador como Skif, um jovem stalker que se aventura na Zona com o objetivo de realizar uma experiência perigosa em parceria com um cientista. O tutorial, embora linear, já introduz o jogador ao ambiente hostil da Zona e aos perigos mortais.

Relativamente aos jogos anteriores da série, parece que existem melhorias no combate e nos aspetos visuais, mas é sublinhado que a atmosfera de perigo continua a ser uma caraterística marcante. Mesmo nas primeiras horas do jogo, parece que a dificuldade é a nota a destacar, já que morreu em várias ocasiões, mostrando que a dificuldade continua elevada.

Uma das principais novidades de Stalker 2 parece ser a sua abordagem à narrativa. A GSC Game World optou por dar mais profundidade à história com diálogos ramificados e múltiplas opções que têm impacto na forma como o enredo se desenrola. Embora se note note que o nível de complexidade não se compara a um Baldur's Gate 3, Lane reconhece que a tentativa de trazer mais elementos RPG à experiência Stalker é uma adição bem-vinda.

No entanto, o grande atrativo de Stalker 2 continua a ser o dinamismo da Zona e a forma como os sistemas do jogo interagem com o jogador e entre si. No artigo é descrito quer cenas em que mutantes, anomalias e personagens não jogáveis interagem de forma imprevisível, criando sempre momentos únicos. A flexibilidade na forma como se abordam as missões e se explora o vasto mapa de Stalker 2 é outro ponto forte que distingue o jogo de outros títulos de mundo aberto.

Quanto a problemas, há a referência à inteligência artificial dos inimigos e algumas outras falhas, mas parece que se trata de um jogo com grande potencial.

Inicialmente, o jogo estará disponível no Game Pass, Xbox Series X|S e no PC, sendo um exclusivo para as consolas Xbox durante os primeiros três meses. Depois disso, é possível um lançamento para a PlayStation 5, embora não tenha sido feita qualquer confirmação oficial.

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