Passar para o conteúdo principal

Star Fox 64 3D

Olho de lince, ás do espaço.

Nem todos saberão que Miyamoto é também o impulsionador e responsável pela entrada em cena da série Star Fox (Starwing) que se estabeleceu no começo dos anos noventa com bastante sucesso para a Super Nintendo. Star Fox foi um dos primeiros jogos a proporcionar gráficos em três dimensões depois da Nintendo ter fabricado o Super FX, um chip que tornava ainda mais vivos e dinâmicos os jogos concebidos para a Super Nintendo. A companhia de Quioto desenvolveu no continente norte-americano uma forte publicidade em torno dos efeitos gráficos inovadores e dessa forma ganhou adeptos e fez uma grande receita logo no episódio de estreia.

Star Fox começou assim por se categorizar como um "shooter" arcade na terceira pessoa, cabendo ao jogador controlar a nave especial batizada de Arwing e comandada por "Star Fox", uma raposa do espaço que se envolveu numa série de missões na galáxia Lylat. O seu objetivo era manter a salvo o seu planeta de origem, Corneria. A escolha de uma raposa para personagem principal foi opção de Miyamoto, que se serviu de alguns símbolos mitológicos japoneses para estruturar as personagens, embora o argumento esteja assente num ambiente de ficção científica espacial futurista com combates de naves espaciais e muitas armas laser.

No entanto, Star Fox não agiu a título individual na defesa de Corneria. Juntamente com ele outros "asas" como Falco Lombardi, Slippy Toad e Peppy Hare participaram nas missões, formando um esquadrão de sucesso. A relação entre as personagens foi reforçada através das constantes conversas entre os pilotos, sempre asseguradas com uma fotografia do protagonista a bordo da nave no momento do "chat".

A passagem do jogo para a Nintendo 64 acompanhou a introdução do "force feedback", o sistema de rumble novidade para a época, tendo gerado bastante sucesso no mercado ao ponto de Star Fox 64 (remake de Starwing) capitalizar essa inovação. Quase catorze anos depois a Nintendo recupera o clássico da N64, numa edição remasterizada, graficamente melhorada e que tem como atrativo o grafismo em 3D proporcionado pela 3DS. Mas esta não é apenas a recuperação visual do clássico. Fazendo uso do giroscópio da 3DS os produtores implementaram um sistema de combate que possibilita o afastamento do botão analógico para facultar o controlo da Arwing com base nos movimentos da consola. Outras funções novas passam pelos combates até 4 jogadores por ligação local sem fios, usando imagens dos jogadores para detectar os adversários em presença.

Algo transversal a Star Fox é a definição de batalhas a alta velocidade, característica dominante nos jogos anteriores e agora ampliada por força dos efeitos 3D da portátil. O espaço aéreo está preenchido de naves de vários tamanhos e feitios e por perto os colegas de equipa reagem às adversidades e conjugam esforços nos confrontos marcados para o fim de nível. O aspeto gráfico está altamente convincente e detalhado, havendo pormenores "extra" para cada um dos planetas que formam a galáxia Lylat e cuja visita está assegurada. Num dos primeiros níveis a missão desenvolve-se a baixa altitude, num planeta com imenso verde, montanhas e estruturas por onde serpenteia a Arwing de Star Fox.

Uma outra missão tem lugar no espaço, competindo ao jogador confrontar inimigos e evitar uma série de meteoros que se interpõem no caminho, antes de se alcançar uma nave gigantesca Andross. A missão final disponível na demonstração leva o esquadrão até um planeta quente, composto por ondas de lava que alcançam as próprias naves. A pilotagem dos aparelhos é relativamente simples e fácil de dominar. Com um botão destinado a injetar velocidade extra nos propulsores, o jogador pode ainda disparar os tradicionais raios laser ou então ativar uma descarga maior mantendo pressionado durante algum tempo o botão de ataque. Os gatilhos possibilitam efetuar algumas manobras de evasão como as rotações laterais. O abrandamento dos aparelhos também está garantido.

Com a certeza de que os controlos tradicionais estão implementados, ousámos combater dentro do sistema de controlo por movimentos. Embora a reação da aeronave seja boa, nas situações mais exigentes pode tornar mais complicada a missão por força da menor precisão dos ataques e das evasões. Star Fox 64 3D promete ainda levar a ação até 4 jogadores reunidos no mesmo local, bastando que um deles tenha o cartucho (os restantes poderão jogar através do DS download play). O modo para vários jogadores permitirá escolher novas armas e "power ups", sendo que os jogadores poderão usar a câmara da 3DS para fazer caretas aos colegas em tempo real enquanto jogam. Com Star Fox 64 a Nintendo foi ao baú dos clássicos recuperar uma saudosa personagem e que a cada nova entrada se faz acompanhar de inovadoras funções. Espera-se que a 3DS torne cativante o confronto contra o malvado Andross.

Lê também