Passar para o conteúdo principal

Star Wars Jedi: Survivor é o pior port AAA PC de 2023

O Digital Foundry deixa duras palavras para o jogo.

Atualização

A Respawn Entertainment apresentou a primeira grande atualização para Star Wars Jedi: Survivor, já disponível para PC, o que motivou o Digital Foundry a olhar para o jogo à procura das melhorias. No entanto, de acordo com os novos testes, os grandes problemas com soluços ainda permanecem.

Através de um novo vídeo, podes ver um olhar à versão atualizada de Star Wars Jedi: Survivor sem rastreio de raios e foram registadas melhorias de 13% no desempenho num Ryzen 5 3600 acompanhado por uma RX 6800 XT. No entanto, os mesmos picos surgem nas mesmas áreas e isto significa que os soluços permanecem com a mesma intensidade.

Em alguns casos, isto até acentua o efeito de soluço, uma vez que o impacto no desempenho é o mesmo, mas agora as quedas ocorrem de um nível médio de desempenho superior. É bom ver melhorias rápidas no código PC, mas será preciso muito mais.

Ver no Youtube

Original

Star Wars Jedi: Survivor está finalmente disponível, mas o estado da versão PC está a gerar imensas críticas por parte dos jogadores, o que já levou a Respawn Entertainment a assegurar que lançará diversas atualizações ao longo das próximas semanas.

No entanto, o Digital Foundry olhou para o estado atual de Star Wars Jedi: Survivor e diz que se trata do pior port AAA PC de 2023, uma dura crítica e que poderá merecer a atenção por parte de alguns jogadores interessados nesta sequela da Electronic Arts.

Segundo revelado, Survivor mantém todos os problemas de Fallen Order, como soluços na compilação de shaders e ao percorrer alguns cenários, com desempenho e polimento inferiores ao jogo anterior. O Digital Foundry critica ainda a falta de contexto dado ao utilizador no momento de escolher as definições, o que torna complicado melhorar o estado do jogo.

Entre problemas bizarros como desligar a ray tracing e voltar a ativá-la piora o desempenho do jogo sem explicação, algo apenas resolvido ao reiniciar por completo o jogo, Star Wars Jedi: Survivor tem outros problemas como a ausência de suporte para DLSS e XeSS. Optaram por FSR2 que reduz a nitidez da imagem. No entanto, existem coisas piores.

Os soluços de Fallen Order estão de volta, o que significa constantes momentos com flutuações no desempenho, e pode acontecer em qualquer lugar do jogo, independente da combinação de CPU e GPU que tens. Mesmo ao jogar nas definições mais baixas, encontrarás na mesma soluços devido à compilação de shaders e ao percorrer os cenários.

O Digital Foundry partilha que um Core i9 12900K combinado com uma 6400MT/s DDR5 e RTX 4090 não aguenta 60fps, com as definições mais baixas possíveis de selecionar. Se aumentares as definições, as coisas ficam ainda piores. Com ray tracing ativada, cenas que puxam pouco pelo processador ficam pouco acima dos 30fps num 12900K.

Star Wars Jedi: Survivor não tira proveito do equipamento no qual corre e problemas de um jogo de 2019, que nunca foram corrigidos, permanecem presentes num jogo AAA de 2023.

O Digital Foundry diz ainda que, apesar do anúncio das atualizações, é inaceitável que Star Wars Jedi: Survivor seja lançado para PC num estado lamentável.

Ver no Youtube

Lê também