Passar para o conteúdo principal

Starfield não tem elementos gore e sangrentos devido a problemas técnicos

Para além de querer ser mais realista.

starfield key art showing a spacesuited person standing in front of a sky with a rocket in it
Crédito da imagem: Bethesda/Digital Foundry

Starfield, lançado pela Bethesda em setembro de 2023, não inclui elementos gráficos de violência extrema, como desmembramentos e decapitações, que estavam presentes em jogos anteriores do estúdio, como Fallout 4. Dennis Mejillones, antigo designer de personagens da Bethesda, explicou que esta decisão foi motivada por dificuldades técnicas e pela procura de uma estética mais realista. Obrigado Wccftech.

Numa entrevista ao podcast KIWI TALKZ, Mejillones explicou que a introdução de um sistema de desmembramento em Starfield teve grandes obstáculos devido à complexidade dos fatos espaciais das personagens. A necessidade de representar cortes precisos em capacetes e fatos, juntamente com a variedade de tamanhos de corpo permitidos pelo criador de personagens, tornou o processo tecnicamente difícil. Além disso, a inclusão de tais elementos não estava de acordo com a estética “lo-fi” e realista que a equipa pretendia para o jogo, inspirada em obras como The Expanse e Star Trek.

Mejillones comparou este método com o da série Fallout, onde a violência gráfica é caracterizada pela utilização de um estilo e contribui para o humor caraterístico do jogo. Em contrapartida, em Starfield procurou-se uma atmosfera mais sóbria e realista, tornando a presença de sangue incompatível com o seu tema.

Desde o seu lançamento, Starfield recebeu várias atualizações, incluindo correções de erros, ajustes de equilíbrio e novas funcionalidades, como o suporte para DLSS 3 e FSR 3. Em setembro de 2024, foi lançada a expansão Shattered Space, com temática de terror, que introduziu novos inimigos e mais de 50 locais adicionais para explorar.

Lê também