Passar para o conteúdo principal

Agora o Steam explica-te o porquê de um jogo ser recomendado para ti

A Valve caminha para um serviço com melhor qualidade.

Tal como visto ontem, o Steam está a mudar, numa tentativa de tornar melhor a experiência dos seus utilizadores. Um dos aspectos mais recentes que foi alvo de alterações é o sistema de recomendações.

Ontem, o tópico mais popular no subreddit Gamedev era: Steam Discovery 2.0 - Devs como se estão a aguentar?

"É um desastre completo," escreveu um programador, cujos jogos VR não mais recebem a mesma promoção do Steam quando são lançados. A Valve oferece alguma publicidade gratuita quando um jogo é lançado. No caso deste programador, os números eram muito baixos.

"Vou-e safando," disse Raymond Doerr, criador de Rise to Ruins. "As minhas vendas cresceram lentamente desde a chegada do Discovery 1.0, e são agora maiores com o 2.0.

"Não acredito que o Steam esteja a esconder os estúdios menos conhecidos, estão a esconder os estúdios com suposta menor qualidade devido a listas de desejos, vendas, jogadores em simultâneo, etc."

"É por isso que a Steam Store é um desafio de design," explicou Robin Walker, a respeito dos diferentes interesses dos jogadores que acedem ao Steam. "Podíamos simplificar o problema ao ignorar alguns jogadores ou criadores, mas acreditamos que já existem lojas que o escolheram fazer e é muito mais interessante tentar descobrir como criar uma só loja que funciona para todos."

A pensar nisto, a Valve decidiu tornar o seu algoritmo de recomendação muito mais transparente. Se acederes ao Steam, vais repara que te explica o porquê de um jogo te ser recomendado, citando razões como avaliações de utilizadores, jogos similares que jogaste, recomendações e se os teus amigos compraram o jogo, ou se está na lista de desejos deles.

A Valve também melhorou o sistema para te dar uma melhor ideia do que esperar do jogo, isto é para assegurar que se receberes uma recomendação de algo que não queres jogar, saberás o porquê de ter acontecido.

Nas próximas semanas, a Valve explicará como a Steam Store foi explorada no passado e o que os programadores podem esperar com as próximas mudanças no Steam Direct.

Lê também