Steam não permite a produtores referir a existência de outras versões
Efeito bolha.
Durante longos anos o Steam não tinha concorrência na distribuição digital de jogos para PC, mas isso mudou nos últimos e a concorrência apertou ao surgirem outras plataformas como a Epic Games Store, GOG Galaxy, UPlay, entre outras.
A concorrência apertou ainda mais quando a Epic Games Store começou a negociar e a garantir exclusividades. Talvez seja por isso que a Valve tenha sentido a necessidade de adicionar uma nova alínea nas suas condições para as comunidades do Steam.
A página de parceiros do Steam indica agora claramente que os produtores apenas podem referir e promover a versão Steam dos seus jogos. Basicamente, se o jogo estiver disponível noutras plataformas, isso não pode ser sequer referido nos materiais de comunicação.
"No jogo que lanças via Steam, e nas comunicações no Steam, apenas podes promover a versão Steam e a sua disponibilidade no Steam, e não outros meios de distribuição. Isto aplica-se tanto às versões completas do teu jogo e às actualizações de conteúdo para a versão existente," sublinha a Valve.
Este tipo de restrições já existe nos videojogos. Quando um jogo third-party aparece nos canais oficiais da PlayStation, Nintendo ou Xbox, nunca são referidas as outras versões.