Steam vai permitir "vasta maioria" de jogos feitos com IA
Houve mudanças na política.
O uso de inteligência artificial em produtos de entretenimento tem gerado muita controvérsia, e os videojogos não são exceção. Depois de passar o último semestre a ponderar sobre o assunto, a Valve está oficialmente a abrir portas para que a “vasta maioria” dos jogos de IA sejam lançados no Steam.
A novidade foi dada no próprio Steam, onde foi publicada a seguinte mensagem:
"Hoje, depois de passarmos os últimos meses a aprender mais sobre este espaço e a conversar com developers de jogos, vamos fazer alterações à forma como lidamos com jogos que usam tecnologia de IA. Estas medidas permitem‑nos lançar a vasta maioria dos jogos que usam inteligência artificial."
Assim sendo, os produtores de jogos terão de preencher um inquérito que agora inclui uma nova secção de informações sobre inteligência artificial; nessa secção, devem descrever como a IA foi usada no desenvolvimento e na execução dos seus jogos.
O inquérito separa a utilização de IA nos jogos em duas categorias principais: pré-gerada e gerada em tempo real. Desta forma, os estúdios prometem à Valve que o seu jogo não irá incluir conteúdo ilegal ou ilícito e que será consistente com os seus materiais de marketing ou, em alternativa, garantir que a sua IA não está a gerar conteúdo ilegal.
Podes ver tudo em maior detalhe aqui. Veremos se estas medidas ajudam a travar as quebras dos direitos de autor associadas ao uso da inteligência artificial.