Stellarblade processa Stellar Blade
Estás confuso, já somos dois.
A empresa de produção cinematográfica Stellarblade, sediada no Louisiana, apresentou uma ação judicial contra a produtora de jogos Shift Up e a Sony, alegando violação de marca registada em relação ao nome do jogo Stellar Blade. A Stellarblade, que opera desde 2010 e é proprietária do domínio “stellarblade.com” desde 2006, alega que os seus clientes têm dificuldade em encontrar a sua empresa online devido à popularidade do jogo para a PlayStation 5.
De acordo com o artigo publicado no IGN, a Shift Up inicialmente revelou o jogo com o nome Project Eve em 2019, mas em 2022 mudou o título para Stellar Blade, fazendo o respetivo registo do nome Stellar Blade como uma marca relacionada com videojogos em janeiro de 2023. A empresa cinematográfica alega que esta mudança, para além das semelhanças entre os logótipos e o uso da letra “S” estilizada, está a prejudicar a sua visibilidade online. O proprietário da Stellarblade, Griffith Chambers Mehaffey, registou a sua própria marca em junho de 2023, após a introdução do novo nome ao jogo.
A ação pede uma indemnização por perdas e danos, bem como que a Sony e a Shift Up deixem de utilizar o nome Stellar Blade e entreguem qualquer material que o contenha para destruição. A defesa de Mehaffey argumenta que, ao adotar um nome idêntico, a Shift Up e a Sony prejudicaram uma pequena empresa que já estava estabelecida no mercado há mais de uma década. Além disso, a Mehaffey salienta que a mudança de nome trouxe confusão aos seus clientes.