Stuart Black discute a sua saída da City Interactive
Revela as suas ambições para o futuro
Stuart Black, o produtor que ficou conhecido por Black, um shooter desenvolvido pela Criterion Games, não tem tido a melhor sorte nos últimos anos.
Depois de terminar Black e de uma curta passagem pela Creative Assembly, o produtor juntou-se à Codemasters para "criar um novo de polícias em mundo aberto", foi dito pelo próprio ao GamesIndustry. Mas este projeto acabou por revelar-se demasiado caro para a Codemasters, e foi assim que surgiu Bodycount, um shooter que Black acreditava conseguir terminar num ápice.
"Não era a minha ambição criar outro shooters depois de Black, mas era algo que poderíamos fazer com facilidade," disse Black.
O produtor acabou por sair da Codemasters a meio da produção de Bodycount, e o resultado foi um jogo que recebeu a nota de 5/10 na nossa análise. Black aponta o dedo às políticas da Codemasters e à sua capacidade de produção.
"Não acredito que o problema está nas suas ideias ou lado criativo, os problemas estão na produção, em conseguir que as coisas sejam feitas... As datas continuavam a não ser cumpridas, os conteúdos não chegavam a tempo, e tinhas que começar a cortar o design," disse Black, justificando a falta de qualidade de Bodycount.
Black não tem ideia qual o motivo para a sua saída da City Interactive, onde estava a trabalhar em Enemy Front, um shooter que ocorre na Segunda Guerra Mundial.
"Ninguém falava comigo sobre qualquer problema relativo à forma como trabalho, ou da qualidade do trabalho que estava a ser feito. Era precisamente o contrário, todos estavam contentes com o trabalho."
O único motivo que Black consegue apontar para a sua saída da City Interactive é a direção escolhida para Enemy Front, que seria semelhante aos filmes Dirty Dozen e Where Eagles Dare. Ao que parece, o público estava mais interessado em algo ao estilo de Saving Private Ryan.
Para o futuro, Black mostra-se disposto a trabalhar com qualquer um, seja um estúdio ou editora, desde que não seja um "funcionário", para conseguir manter nas suas mãos os direitos criativos.
Para além disto, está a trabalhar "num protótipo que potencialmente será lançado através do Steam".
"É um jogo na terceira pessoa de ação/aventura sobre sobrevivência num contexto de ficção científica. Tenho planos para mostrar algo no ano que vem. Também estou atento a uma ideia engraçada para iPad/iPhone da Leading Light."