Sucessos digitais nas consolas são cada vez menos
Housemarque explica o porquê de Nex Machina chegar ao PC.
Ilari Kuittinen, CEO da Housemarque que te apresentou jogos como Dead Nation, Alienation e Resogun, falou sobre a decisão de levar Nex Machina, o seu próximo jogo, para o PC e o porquê disso estar intimamente ligado ao actual mercado das consolas.
Enquanto jogos como os já referidos em cima permaneceram exclusivos das consolas, a Housemarque decidiu criar uma versão PC de Nex Machina que chegará no mesmo dia à PS4. A explicação é bem simples.
Entre 2007 e 2010, os jogos digitais viveram uma era de ouro nas consolas, que mudou quando chegaram as consolas de actual geração. O resultado é um número muito menor de sucessos digitais.
"Agora parece que não temos muitos sucessos digitais nas consolas desta geração, mesmo que esta geração esteja a conseguir um maior sucesso. Para mim, Rocket League é talvez o único pequeno jogo digital que se tornou num grande sucesso, no lado das consolas," disse Kuittinen.
"Posso estar completamente errado, mas não vês a cobertura de pequenos jogos como vias há oito anos atrás. Havia um conjunto de sucessos na altura, mas secou quando começamos esta geração. Penso que Journey foi o último."
Para Kuittinen, a audiência para os jogos digitais é maior mas está no Steam e PC, é aqui que encontramos as grandes histórias de sucesso, segundo diz.
"A audiência no PC está muito mais disposta a experimentar coisas diferentes do que a audiência das consolas. Não sei se existe mais oferta ou procura, mas é o que aconteceu."
O CEO da Housemarque não sabe se Nex Machina terá sucesso mas para o futuro estão já a ser preparados jogos num estilo completamente diferente. Nex Machina chegará a 20 de Junho.