Passar para o conteúdo principal

SUMMERHOUSE - Carta de amor aos dias de verão

Um pequeno jogo de construção.

Crédito da imagem: Friedemann
SUMMERHOUSE coloca-te num estado meditativo através de um gameplay simples e intuitivo em conjunção com gráficos pixelizados. O jogo foi feito por uma única pessoa, o que explica a sua pequena escala.

No meio de tantos jogos repletos de batalhas frenéticas, violência, sangue, caos e conflito, por vezes é necessário dar uns passos atrás, respirar profundamente, e desligar o cérebro. Aliás, tendo em conta as vidas desenfreadas e preenchidas da atualidade, é mais importante do que nunca usarmos todas as técnicas possíveis de relaxamento.

Felizmente, os videojogos são um ótimo escape e existe um vasto segmento de mercado com títulos mais "chill", que te permitem camuflar o barulho exterior e esquecer todos os problemas e dramas momentaneamente. E esse é exatamente o propósito de SUMMERHOUSE.

Um simples construtor de casas (mas adorável!)

SUMMERHOUSE tem todos os ingredientes para um serão bem tranquilo. O objetivo do jogo é simples: construir casas. Usando vários ambientes diferentes como cenário - uma cidade, um campo, uma montanha ou um deserto - o jogo disponibiliza múltiplos materiais necessários para o empreendimento e para viveres a tua fantasia de arquiteto.

Ver no Youtube

Divididos por categorias distintas, SUMMERHOUSE possui secções específicas para paredes, telhados, portas, janelas, decoração e flora, cada uma delas com vários itens à disposição. Posteriormente, tudo o que precisas de fazer é posicionar esses mesmos materiais nos locais pretendidos, com outros a ser desbloqueados à medida que jogas o jogo.

A abordagem do jogo é simples e intuitiva, obrigando apenas ao uso de algumas teclas e rato. Assim sendo, imagino que mesmo aquelas pessoas menos versadas no mundo gaming podem facilmente entrar no mundo de SUMMERHOUSE sem grandes entraves. No entanto, numa perspetiva inversa, o jogo poderá ser demasiado simplista para aqueles que querem construir algo mais complexo e detalhado, e que estão habituados aos sistemas de outros títulos com propósitos semelhantes.

Poucos itens/opções de personalização

Uma das minhas criações | Image credit: Friedemann

De facto, o jogo não possui muitos conteúdos, quer a nível da quantidade e variedade de itens de construção, quer a nível do controlo desses mesmos itens. Para além da capacidade de espelhar objetos, o jogo não te permite fazer muito mais com eles; por exemplo, tentei desesperadamente encontrar uma forma de redimensioná-los mas, tanto quanto consegui perceber, essa possibilidade não está presente e seria uma enorme mais valia-para o produto final.

Os gráficos do jogo são um verdadeiro deslumbre, utilizando uma estética pixelizada colorida que lhe dá um gigantesco charme. É um jogo pequeno, diria até que pouco ambicioso, mas existe algo ternurento na sua apresentação visual, juntamente com uma banda sonora pacífica que cimentam o seu propósito zen - umas notas musicais esporádicas no meio dos sons ambientais.

Já posso trabalhar como arquiteto? | Image credit: Friedemann

Mas...

Mas eis a reviravolta: o jogo foi criado por uma única pessoa, Friedemann! Nestes momentos específicos, lamento as minhas diminutas capacidades criativas e não posso deixar de mencionar a ligeira inveja que sinto em relação ao talento estratosférico do criador de SUMMER HOUSE. Honestamente, nem consigo imagino a tarefa hercúlea que deve ter sido para uma única pessoa idealizar, programar, testar e promover o seu próprio jogo, num mercado tão dominado por superproduções AAA que eclipsam por completo estes jogos mais pequenos.

Claro está, é muito fácil para mim escrever que gostaria que o jogo fosse atualizado com mais ambientes, mais ícones de construção, mais opções de personalização, entre muitos outros recursos e funcionalidades. Quiçá, até a possibilidade de criarmos os nossos próprios objetos! Mas tenho a perfeita noção que implementar tudo isto requer muito tempo e dinheiro (até para equipas grandes), quanto mais para um jogo feito por uma única pessoa. Ainda assim, aguardarei esperançosamente por novidades de SUMMER HOUSE.

Como seria de esperar, a escala do jogo está refletida no próprio preço, sendo que o podes adquirir pela módica quantia de 3.99€ - um preço justo para aquilo que tens em retorno e que poderá ajudar o seu criador a criar mais conteúdos e atualizações. De qualquer das formas, SUMMERHOUSE possui uma demo caso queiras experimentá-lo antes de uma possível compra. Se te recordas afetuosamente daqueles longos dias de verão na casa do campo, este é um simulador que recria essa sensação nostálgica na perfeição.

Prós: Contras:
  • Absolutamente adorável!
  • Uma forma relaxante de passar o tempo
  • Feito por uma pessoa! (mindblown)
  • Preço em concordância com a escala
  • Gameplay simplista para veteranos
  • Poucos itens/opções de personalização

Lê também