Sunset Overdrive - Antevisão
Bombástico.
Diversão acima de tudo é o lema de Sunset Overdrive, que consegue ser tão excêntrico e insano que parece que o processo criativo envolveu o consumo de alucinógenos. Mas não, este exclusivo Xbox One teve origem num processo criativo sem limites que tinha como foco acção explosiva sem restrições. Se este era de facto o objetivo da Insomniac para Sunset Overdrive, então o resultado final não podia estar mais próximo do alvo.
Sunset City, a cidade do jogo, é como se fosse um parque de diversões urbano, em que os carros são trampolins para saltar mais alto, as arestas dos edifícios servem para deslizar como se estivéssemos a andar de patins ou skate, e os cabos de electricidade podem ser usados para prender um ganho e fazer rapel. Com todos estes meios de deslocação, Sunset Overdrive é fluído e a deslocação para qualquer sítio é sempre uma grande diversão.
Um ponto que quero referir é que parece que o jogo terá uma faceta ainda não mostrada, isto porque a Insomniac descreveu-o como um "shooter adulto", quando na verdade a aparência dá a entender que estamos perante um jogo brincalhão, tanto pelo estilo como pelos diálogos e linguagem usada pela personagem principal. Em resposta a esta impressão que o jogo imprime, a Insomniac disse que há coisas por mostrar e que haverá momentos mais dramáticos.
O que torna Sunset Overdrive tão divertido não é a arquitetura da cidade, as armas parecem ter saído da mente de um cientista maluco. Por acaso, a demo apresentada era uma missão para forjar uma nova arma, uma espada tudo menos normal. Esta espada foi criada numa central nuclear, por isso os seus ataques têm efeitos elementares.
A troca de armas é feita rapidamente numa roda utilizando o analógico para selecionar a que queremos usar. O combate fluido e elétrico implica uma troca constante de armas para acabar com as criaturas mutantes. A troca e combinação de arma também é essencial para continuar a aumentar os combos e barra de estilo, que quanto maior for, mais pontos vamos ganhar para melhorar a personagem.
A demo da Gamescom 2014 serviu ainda para apresentar novos inimigos que não foram mostrados na E3. Um destes inimigos, chamado Spawner, demorou algum tempo a derrotar devido ao contentor do lixo que tem agarrado às costas, de onde provêm criaturas irritantes de pequenas dimensões que prolongam e dificultam o processo. Um pormenor engraçado é que quando alguns inimigos são derrotados, dão origem a palavras habitualmente vistas em banda desenhada, como "BOOM!".
"A partir do primeiro momento que olhamos para ele temos a certeza de que é um jogo extremamente divertido e bombástico."
De onde vêm estas criaturas? Sunset City transformou-se num caos numa festa de lançamento para a bebida Overcharge, que transformou as pessoas que a beberam em monstros. As missões vão contar a história da perspectiva do protagonista, mas os mais dedicados poderão colecionar todos os 40 Smartphones espalhados pela cidade para ficar a conhecer a história do lado da Fisko, a companha que criou a bebida Overcharge.
A Insomniac não especificou quão grande será Sunset City, mas revelou que estará a par com outros jogos em mundo aberto. Como em outros jogos do seu género, Sunset Overdrive terá tanto missões principais como secundárias. Mais um dado que sabemos é a quantidade de armas disponíveis, no total serão mais de 20 (é uma pena que nenhuma delas servirá para por os adversários a dançar).
O apelo de Sunset Overdrive é simples. A partir do primeiro momento que olhamos para ele temos a certeza de que é um jogo extremamente divertido e bombástico. Visualmente é simplesmente um espanto, apresentando cores muito vivas e um estilo cartunesco que combina perfeitamente com o tipo de jogo, humor e diversão que se propõe a oferecer.
Sunset Overdrive será sem dúvida um dos jogos mais procurados para a Xbox One na quadra final de 2014, tendo a capacidade para agradar a uma vasta quantidade de jogadores. Para responder à procura a Microsoft preparou um bundle como jogo juntamente com um modelo branco da consola, que terá ainda alguns bónus digitais - o preço será 399 euros (sem o Kinect). A data de lançamento na Europa é 31 de outubro.