Super Little Acorns 3D Turbo - Análise
Clássico de plataformas.
Por esta altura já ninguém duvida do sucesso da eShop e de como a Nintendo entrou em sintonia com os fãs que há muito reclamavam por uma alternativa barata e aliciante ao comércio de jogos a retalho. Todas as semanas chegam novos títulos, e entre novidades e jogos originais desenvolvidos exclusivamente para a plataforma, têm sido publicadas ofertas de outras plataformas, muitas delas oriundas do iOS, por exemplo. É o que sucede com Super Little Acorns Turbo 3D, um jogo inicialmente lançado para as plataformas da Apple, mas que agora chega à portátil da Nintendo com um conteúdo muito mais alargado.
Resultado que fica ilustrado também na adaptação a algumas funções da Nintendo 3DS, como os efeitos 3D, embora pudesse ter sido alcançado um melhor aproveitamento. Isso não belisca, contudo, o bom trabalho desenvolvido pelo pequeno estúdio independente Pixel Toys, sobretudo na quantidade de novos desafios, sendo que da mais de centena e meia de níveis disponíveis, aproximadamente 50% foram feitos para esta edição Turbo 3D. Se duvidas restassem desta versão definitiva, elas dissipam-se nos primeiros minutos de contacto.
Super Little Acorns Turbo 3D é um jogo que sendo acessível e prático, nunca descura um desafio constante e tem na curva de dificuldade personalizável o argumento mais adequado para cativar novos e experimentados jogadores. Aqui , Mr Nimbles é a figura de cartaz: o pai de uma família de esquilos dedicados que um certo dia se viram privados das suas provisões para o ano. Recuperar as bolotas e enfrentar os gatunos que lhes levaram os alimentos são os objectivos imediatos deste simpático protagonista.
Roliço e mais parecendo um mini caixotinho, Mr Nimbles consegue saltar e chegar a locais superiores, recolhendo com visível ligeireza todas as bolotas disponíveis dentro de cada nível. Este jogo recupera muitos elementos dos jogos de plataformas 2D das gerações 8 e 16 bit, mas em vez de apresentar níveis em forma de scroll horizontal com um ponto de partida e chegada, os desafios da campanha deste jogo são sobretudo cenários plenos de plataformas, repletos de coisas boas para apanhar, mas também cheios de inimigos e armadilhas que importa evitar.
A existência de um tempo limite para apanhar todas as bolotas requer agilidade e precisão nos movimentos, mas haverá bonificações para a hipótese de serem cumpridos outros objectivos, como são: eliminar todos os inimigos, obter alimentos extra que ficam disponíveis depois de terem sido recuperadas todas as bolotas e superar um tempo recorde. Nalguns níveis, a porta de fim de nível só fica disponível depois de se recuperarem todos os esquilos bebés e depois de se vencerem certos bosses. São mais alguns requisitos que incrementam a dificuldade, embora o principal pico de exigência esteja no preenchimento da totalidade desses objectivos.
Sendo quase todos os objectivos de ordem secundária, é possível completar o jogo sem passar por enormes dificuldades. No entanto e para os perfeccionistas, coleccionar tudo será uma tarefa bem mais morosa e recheada de momentos de grande tensão, principalmente por causa do tempo limite, ainda que por vezes haja alguns bónus de tempo. A existência de power ups também dá uma ajuda. Entre os poderes temporários destacam-se o capacete que vem reforçar as propriedades de ataque do nosso esquilo, permitindo que ele possa chocar contra inimigos sem ficar imobilizado por segundos, ao mesmo tempo que é capaz de quebrar certas paredes.
Outro poder é a possibilidade de saltar mais alto, conseguindo chegar a zonas anteriormente inalcançáveis. Mas o elemento da jogabilidade que faz toda a diferença é o gancho que permite a Mr Nimbles atravessar distancias no ar num movimento semelhante ao do Spider Man. A sensação de física é muito boa, especialmente porque ao saltar perto de um ponto de apoio podemos lançar imediatamente a corda. Se no começo do jogo este sistema se mostra simples e bastante acessível, a dificuldade aperta lá para a frente, quando esta operação se cruza com plataformas móveis, pontos de colocação do gancho que se movem, dando origem a uma série de desafios complicados mas entusiasmantes.
A campanha está dividida por três anos, correspondendo a cada ano mais de duas dezenas de níveis repartidos pelas quatro estações. Assim, na Primavera, temos um verde permanente em destaque, numa conjugação de cores muito forte. Passando para o Verão o amarelo ganha alguma força no meio do verde, enquanto que no Outono as folhas desprendem-se das árvores num quadro de fim de ciclo, de transição para um Inverno frio. Neste caso o gelo causa mais alguns percalços a Mr Nimbles, que deverá ter todo o cuidado para evitar derrapagens e quedas na água que põem termo à brincadeira. Normalmente a sensação de física no controlo dos saltos revela um sistema preciso, mas convém salientar que poderia estar melhor afinado. O botão analógico comanda a personagem, mas após activarmos o salto existe uma margem de controlo quando se encontra no ar, e que por ser mais alargada pode causar alguns embaraços. Nada de grave, porém.
Para lá da campanha existem ainda os "challenges", totalizando trinta desafios divididos por dez segmentos. Para cada um existem três graus de dificuldade: ouro, prata e bronze. Estes desafios oferecem uma estrutura mais linear e focada em certos elementos da jogabilidade, oferecendo, em suma, um contexto alternativo à campanha. Porém, uma vez que as três temporadas do modo normal se podem completar em poucas horas, existe uma opção para fazer a mesma campanha mas em modo turbo, no qual a nossa personagem se movimenta com mais ligeireza e é capaz de saltar mais alto de forma permanente. Este especial acerto do "gameplay" não traz grandes alterações à mecânica do jogo, mas é um conteúdo adicional que faz sentido para uma segunda passagem e para uma nova série de coleccionáveis.
É que ao cumprir os objectivos secundários, o jogador também desbloqueia roupas, cordas e outros acessórios com que pode equipar o nosso protagonista, num plano personalizável bastante satisfatório. Pena que a Pixel Toys não tenha colocado as tão boas tabelas de classificação on-line. Seria uma óptima forma de garantir mais alguma competição.
Um apontamento muito positivo para a apresentação gráfica. Dotado de um design muito próprio e inspirado nos níveis clássicos em 2D das plataformas, este jogo prima sobretudo pela magnífica fluidez, boa paleta de cores e por um aspecto brilhante. Pena que o efeito 3D não tenha recolhido o melhor tratamento e não haja uma aproveitamento eficaz dessa sensação de profundidade. Como os fundos tendem a ser estáticos e a personagem move-se no mesmo plano, ter ligado ou desligado o efeito acaba por ser irrelevante. A banda sonora é interessante, mas peca pela ausência de variedade.
No entanto, essas lacunas não beliscam o autêntico e bem conseguido desafio que emerge deste belo jogo de plataformas. Sendo que todos os níveis são muito curtos, este é daqueles jogos óptimos para desfrutar quando temos pouco tempo ou então queremos jogar uma série de níveis de enfiada. Desafiante, visualmente estimulante e prolongável, Super Little Acorns 3D Turbo é uma boa surpresa e a prova de que a eShop tem muito espaço para receber jogos de outras plataformas, espcialmente quando chegam com mais conteúdo. Depois desta versão, ficamos à espera de mais coisas boas da Pixel Toys.