Super Nintendo comemorou 25 anos
Nasceu no Japão no dia 21 de novembro de 1990.
Foi no dia 21 de novembro de 1990 que foi lançada no Japão a Super Famicom, a consola de 16 bit da Nintendo que ficou conhecida no resto do mundo como a Super Nintendo.
A consola, que na altura era conhecida como "o cérebro da besta", destacou-se por conseguir executar diferentes modos visuais, sendo o mais famoso o Modo 7, onde podiam ser introduzidas rotações como demonstraram com o jogo de corridas futuristas F-Zero.
A consola dominou o mercado japonês e norte-americano, e na Europa a luta com a Megadrive da SEGA esteve mais renhida, onde no mercado britânico e em Portugal a consola do ouriço azul fez um grande furor.
Quando a Super Famicom chegou às lojas japonesas as 300 mil consolas disponíveis ficaram esgotadas logo no dia de lançamento. Os jogadores europeus tiveram que esperar até 6 de junho de 1992, ou seja quase 2 anos, para receberem a consola.
No Japão a consola recebeu bastantes periféricos, desde o Satellaview, que permitia a ligação com um satélite para descarregar jogos e conteúdos, que podiam ser jogados durante os tempos de emissão do mesmo, até à Super Scope, esta chegou a ser lançada no resto do mundo, era uma pistola de infra-vermelhos em forma de bazuca parecida à Zapper da NES. Também havia o Super Multitap, que permitia conectar 4 comandos ou o Super Game Boy, que tal como o nome sugere permitia jogar jogos da Game Boy no televisor.
A Super Nintendo teve um catálogo de jogos riquíssimo e de todos os géneros, desde vários RPGs de grande qualdiade da Square Enix (na altura conhecida como Square Soft) , a Street Fighter II, sem esquecer os jogos da própria Nintendo como Super Mario World, entre tantos outros. No total o catálogo de jogos lançados no Japão ascendia os 1400 títulos.