Passar para o conteúdo principal

Superstars V8 Next Challenge

Ponto de viragem?

Ainda sem perfazer um ano desde o lançamento de Superstars V8 Racing, a Black Bean Games está novamente em cena, preparando a sequela já para muito breve, numa antecipação prevista para tão curto espaço de tempo, embora se possa encontrar como justificação para tal o facto de a produtora ter ainda em mãos a licença da FIA para um novo WRC. Previsto ainda para este ano o novo jogo de ralis, a produtora conclui Next Challenge e passa a dispor de mais tempo para desenvolver as próximas derrapagens em circuitos menos convencionais, justamente a tempo do Outono. Mas porque V8 Next Challenge é sinonimo de velocidade estonteante em circuitos fechados as principais apostas da Black Bean para a sequela radicam sobretudo na renovação da experiência anterior.

À partida são apontados, liminarmente, os aspectos objecto de particular atenção; física, danos e sujidade no veículo recreados de forma mais realista, modificação da condição da pista ao longo da prova, introdução das perspectivas interiores e alargamento da competição em rede até um máximo de 16 jogadores. É um esforço considerável, ainda que assente em vários tópicos e muitos deles sejam por esta altura reivindicados por outros títulos do género. Dir-se-á que outros deles constituem uma decorrência normal do trabalho para uma sequela, como sejam o comportamento do veículo e a construção do ambiente em redor da pista e até dos próprios veículos.

Gianni Morbidelli providenciou valorosas informações junto dos produtores.

Através destes últimos apontamentos e com recurso à demonstração que esta semana ficou disponível no Xbox Live, é de algum modo prematuro considerar que a física e sistema de controlo dos veículos tenha sofrido grandes alterações. Somente com um único veículo disponível para o circuito italiano de Monza (a única desbloqueada) verificamos que no essencial a jogabilidade permanece muito fiel ao predecessor e distante das físicas mais apuradas e de certo modo complexas, de Forza 3, GT5, Race Pro, etc. Uma preocupação central passa pela sensação de velocidade, que volta a suscitar admiração e sobretudo uma utilização mais eficaz da tecnologia proprietária da Milestone; a tecnologia X Engine.

Desde logo os veículos beneficiam de maior atenção e cuidado e ao nível da atmosfera que circunda as corridas, nomeadamente no que toca à construção dos circuitos, bancadas e público, destaca-se uma paleta de cores mais viva, em detrimento de um certo tom sépia que sobressaia nos momentos em que se imprimia maior velocidade ao veículo. Outra das características de Next Challenge passa pela manutenção de um desafio adequado para jogadores menos propensos para grandes afinações e modificações, ao mesmo tempo que os veteranos poderão desligar as tradicionais ajudas como controle de tracção, sistema de estabilidade e ABS, para uma experiência particularmente severa.

Filipe Albuquerque segue no Audi vermelho. No Algarve em 2009 foi quase chegar, ver e vencer.

Na demonstração ainda não nos foi possível descobrir até onde irá o novo sistema de danos. Vimos, porém, que o carro foi acumulando alguma sujidade nas laterais depois de passar sobre gravilha e percorrer zonas com relvado. Após alguns embates frontais deliberados, esperávamos que a zona frontal acumulasse outra dose de prejuízo. São algumas dúvidas que só poderemos escrutinar na versão definitiva. A opção pelas perspectivas interiores é praticamente obrigatória nos “racers” que perfilham um misto de simulação e corridas rápidas. Sem salvaguardar grandes detalhes, até porque os carros em presença neste campeonato são muito semelhantes no mínimo de aparelhos que disponibilizam para os condutores, destaca-se a boa reprodução da velocidade, algo que deixará mais satisfeitos os jogadores que puderem aplicar um volante para controlar as bombas em presença, já com alguns modelos totalmente oficiais, como o Mercedes e o Audi conduzido pelo nosso Filipe Albuquerque no Autódromo do Algarve.

Para os amantes das corridas em rede o alargamento até 16 pilotos constitui já uma garantia e abertura para confrontos mais disputados. Os produtores falam num sistema de ligação melhorado, capaz de garantir conexões mais rápidas. Superstars V8 Racing cumpriu as expectativas enquanto jogo de introdução ao campeonato de turismos com predomínio de provas em Itália, sufragando uma experiência a marcar o “mainstream”, talhada para o divertimento imediato e sem grandes preocupações ao nível do controlo dos veículos. Veremos lá para o final do mês se este Next Challenge realmente abre um novo desafio, alargando as margens de actuação e se, assim, justifica o investimento para uma nova temporada.

Lê também