Passar para o conteúdo principal

Synduality é uma aposta da Bandai Namco para a audiência de Armored Core

A Bandai Namco apresenta algo diferente no seu catálogo

Synduality: Echo of Ada é o mais recente esforço da Bandai Namco para expandir o seu catálogo de experiências interativas originais, para não permanecer tão dependente das parcerias. Conhecida especialmente pelos seus jogos “anime”, através dos quais adapta as mais populares propriedades da cultura pop japonesa, a companhia tenta diversificar com experiências originais.

Além de Tekken e Tales of, séries originais que desenvolve internamente, também colabora com outros estúdios em obras próprias, como Unknown 9 e Little Nightmares. Na sua busca por propriedades intelectuais originais capazes de apresentar em diversos formatos de entretenimento, a Bandai Namco criou Synduality, que além de manga e anime, foi expandida em videojogo, com este Echo of Ada.

O acesso à beta fechada permitiu-me descobrir uma proposta muito intrigante, que provavelmente permanecerá de nicho, mas pronta para saciar a curiosidade de todos os que ficaram a pedir mais após terminar Armored Core 6 da FromSoftware. Mesmo muito diferente desse jogo, Synduality: Echo of Ada é um jogo com “mechs” no qual tens de gerir as diversas partes e armas.

Shlooter de extração com mechs

Synduality: Echo of Ada é descrito oficialmente como um jogo de tiros na terceira pessoa num ambiente de ficção científico, com mecânicas de jogador contra jogador, procura e extração recursos, e ainda elementos de sobrevivência que te forçam a adaptar os comportamentos de acordo com a situação, em constante gestão de risco vs recompensa.

Quando chove, tens de procurar cobertura, caso contrário o teu Craddle Coffin poderá sofrer desgaste até ao ponto de ficar inoperacional

O jogo leva-te para Amasia, um mundo no qual os humanos que restam vivem em abrigos subterrâneos, para se protegerem da chuva venenosa e das perigosas criaturas que deambulam na superfície. Para sobreviver, os Drifters dedicam-se a procurar mantimentos e materiais que ajudam os abrigos, mas precisam de usar viaturas armadas, chamadas de Craddle Coffins, totalmente personalizáveis. Seja para obter recursos preciosos, enfrentar bandidos que querem roubar Drifters, e as criaturas, contam com a ajuda das Magus, avançadas inteligências artificiais que ajudam na navegação e gestão do abrigo.

A beta fechada permitiu jogar várias missões deste “Extraction Shooter PvPvE”, desenhado por missões, nas quais tens de respeitar diversos parâmetros da jogabilidade para sobreviver com os itens que encontras. Existem imensos elementos para gerir e acredita que é muito frustrante passar mais de 10 minutos a obter itens para depois perder tudo quando estás a iniciar a extração num dos pontos criados para isso. Também é muito fácil acontecer.

Com uma qualidade gráfica que dificilmente vai impressionar, Synduality: Echo of Ada acabou por me agarrar com a jogabilidade, mesmo que o processo inicial exija imensa atenção para começar a perceber como tudo funciona. No abrigo, podes fabricar itens e peças, também as podes comprar se preferires, e tens imensos detalhes a ter em conta. Desde a resistência à chuva, HP, stamina (para dash, ataque, saltos e tudo o mais), e armas, tudo é personalizável e conquistado a esforço.

Cada Craddle Coffin tem um limite de autonomia, o que te força a ter em conta o tempo disponível, mais uma das inúmeras mecânicas de gestão e sobrevivência neste shooter com mechs

Mais do que disparar, o importante é sobreviver

A beta começa por te introduzir ao mundo, a elementos como os Cristais que tens de minerar, locais abandonados que podem esconder peças que serão usadas para construir corpos, pernas ou braços mais fortes para o teu Craddle Coffin, e moeda que pode ser usada para comprar melhores peças ou armas. Após enfrentar as criaturas, começam a surgir rufias que caçam Drifters para os roubar. Aqui entra o elemento PvP pois alguns jogadores podem optar por caçar outros jogadores para lhes roubar o loot.

Após aprender o básico da jogabilidade e cumprir as missões iniciais, Synduality: Echo of Ada começa a sério. Tens várias missões que podes completar, diversos objetivos extra como abater um determinado número de criaturas, por exemplo, mas o factor mais importante desta jogabilidade é o elemento de sobrevivência.

A chuva força-te a procurar constantemente abrigo, enquanto não tens melhor Craddle Coffin e armas, até os mais banais dos confrontos exigem precisão e estratégia, tens de ter em conta o peso da viatura e por isso não podes pegar em tudo o que queres, e não podes de forma alguma perder antes da extração ou perdes todo o loot.

A qualidade gráfica de Synduality deixa imenso a deseja, mas a jogabilidade é capaz de conquistar os fãs de "mechs".

Tiros e sobrevivência

Synduality: Echo of Ada é o que podemos descrever como a interpretação japonesa dos shooters de extração, um jogo cuja jogabilidade incentiva o jogador a mergulhar na personalização da sua viatura, com diversas mecânicas de gestão e sobrevivência que o fazem sentir que está a lutar contra tudo e todos, com todos os regressos à extração conquistados a pulso. É a capacidade para me fazer preocupar com a sobrevivência e sentir frustração em perder o loot que realmente me deixou rendido a Synduality: Echo of Ada.

Lê também