Take-Two diz que será bom se as consolas se tornarem como os smartphones em termos de actualizações
EA diz que é fenomenal o que a Microsoft e Sony estão a fazer.
Em declarações ao Gameindustry.biz, representantes da Electronic Arts, Ubisoft e Take-Two elogiaram a atitude da Sony e Microsoft ao anunciarem novas consolas, dizendo ser uma "evolução incrivelmente positiva".
Strauss Zelnick, chefe da Take-Two, disse que as consolas estão agora a aproximar-se do PC e que seria obviamente muito bom para as companhias se o mercado de consolas entrar verdadeiramente numa curva de actualização ao estilo da dos smartphones. "Seria muito bom para nós obviamente. Ter um ambiente em que lanças um jogo e não te preocupas com ele. Da mesma forma que quando crias uma série de televisão não perguntas 'em que monitor é que será vista?' Pode ser vista numa TV a cores de 1964 ou pode ser vista numa novíssima TV 4K, mas terás na mesma uma boa série de televisão."
Zelnick diz que a indústria irá chegar ao ponto em que o equipamento se torna num elemento menos importante e que nada muda para as actividades dos estúdios, precisam focar-se na criação de produtos da melhor qualidade que puxam pela tecnologia.
Laura Miele, da Electronic Arts, disse que na verdade as melhorias às consolas vão prolongar o ciclo e que é uma evolução incrivelmente positiva da estratégia de negócio para os jogadores e para a indústria, e claro, para a EA.
"A ideia de não termos um final de ciclo e início de ciclo, penso que é algo positivo para a indústria e para todos os parceiros sociais e também para os jogadores."
Miele diz que o seu filho de 11 anos adora os videojogos e que já mudou diversas vezes de consolas e que tem de jogar em diversas para estar junto dos seus amigos e qual o jogo que quer jogar. "A ideia de uma transição mais simplificada é uma grande vitória...coisas como a retro-compatibilidade e a evolução."
"Não o vejo como as fabricantes a forcarem actualizações. Vejo-o mesmo como tentar segurar e cativar jogadores. Se os jogadores quiserem uma melhor, podem-no fazer. Existirão benefícios nisso. Mas não será punitivo ficarem com a consola mais velha. Estamos entusiasmados com estes anúncios. Entusiasmados com a evolução. Entusiasmados com o que a Sony está a fazer, com o que a Microsoft está a fazer e acreditamos que é fenomenal. Penso que é bom para os jogadores. Será fantástico para nós enquanto editora a forma como estão a tratar isto."
Alain Corre, da Ubisoft, também é fã desta abordagem e diz que é fantástico o facto de não dividir as comunidades e permitir que joguem o mesmo jogo sem qualquer punição ao passar para uma consola nova. "Agora, podemos tirar o melhor da nova consola mas ainda ter uma qualidade muito boa na actual consola, sem separar a comunidade. Somos grandes fãs desta abordagem," disse Corre.
"O facto de a Microsoft ter anunciado que querem seguir em frente e puxar pelas barreiras tecnológicas é uma notícia fantástica. Os nossos criadores querem ir ao limite da tecnologia para criar os melhores jogos que conseguirem....por isso os jogos vão ser melhores nos próximos anos, o que é fantástico para esta indústria."