Take-Two explica porque é que GTA não é uma série anual
Produtora quer manter a qualidade e não quer cansar os jogadores.
Actualmente o mercado de jogos é composto por várias séries anuais, no entanto nem todas as produtoras têm a mesma abordagem para as suas franquias de sucesso como é o caso da Take-Two.
A companhia é conhecida pelas suas franquias de grande qualidade como é o caso de GTA, Red Dead Redemption, Max Payne, Borderlands e Bioshock, e o presidente da mesma, Strauss Zelnick, explicou porque é que não adoptam a mesma estratégia de outras grandes companhias.
"O mercado pergunta-nos, 'Porque é que não fazem franquias anuais? Pensamos que para os títulos não desportivos, é melhor para criar expectativa e demanda," explicou ele. "Por um lado para fazer descansar um título e por outro para ter a mais alta qualidade no mercado, o que demora tempo. Não consegues ter isso se lançares um jogo todos os anos".
"O que nós gostaríamos de fazer era sermos capazes de ter suficientes propriedades intelectuais num determinado ano, quer seja o Jogo A ou B, essa não é a questão," continuou. "Vamos ter várias franquias fantásticas e novas propriedades intelectuais que juntas têm um impacto económico de um negócio anualizado sem os inconvenientes de um negócio anualizado."
Zelnick explicou que esses inconvenientes poderão ser coisas como o cansaço de uma determinada propriedade intelectual ou uma redução da qualidade, algo que ele não quer que aconteça.
Ele falou também que espera uma rotação mais regular entre os lançamentos de franquias importantes. Ele assinalou que as franquias BioShock e Borderlands já seguem essa estratégia, no entanto os jogos da Rockstar como GTA, Red Dead e Max Payne não deverão seguir esse caminho já que são jogos que têm ciclos de desenvolvimento mais longos.