Team Sonic Racing - Hands On - O valor da equipa
As corridas arcada ao bom estilo da Sumo Digital.
Sonic está a passar por um dos melhores momentos dos últimos anos e depois de Sonic Forces e Mania, a companhia Japonesa prepara agora mais um ano de experiências coloridas com o ouriço azul. Se Sonic Mania Plus promete refinar o aclamado jogo de 2017, Team Sonic Racing promete recuperar uma propriedade que os fãs adoraram.
Passaram seis anos desde o lançamento de Sonic and All-Stars Racing Transformed e está mais do que na hora das energéticas corridas arcada da Sumo Digital regressarem. A SEGA concorda contigo e para promover o seu mais recente esforço, trouxe até à E3 2018 o jogo Team Sonic Racing, que tive a oportunidade de jogar numa pequena demonstração.
A demo apenas inclui uma pista e 6 personagens, mas como primeiro contacto com Team Sonic Racing serviu para identificar alguns dos pilares que servem como suporte para a experiência. Caso existissem dúvidas, não existiam, Team Sonic Racing é um jogo puramente arcade bem ao estilo dos dois jogos anteriores nesta série em que se insere - acelera sem parar e nas curvas reina o drift.
Team Sonic Racing corre a grande velocidade, a pista apresenta pequenas rotas alternativa, o cenário é incrivelmente colorido e após um belo drift numa curva, estás pronto para sair a acelerar com a ajuda do turbo. Tudo funciona como esperarias e como conheces. Nisto a Sumo Digital não se atreveu a mexer. O estilo arcada de diversão imediata e gratificante está aqui presente.
Onde Team Sonic Racing se diferencia dos anteriores é na aposta no jogo de equipas, tal como indicado pelo nome. Em cada corrida estão presentes três equipas - compostas por três competidores. Para chegar à vitória precisas de ajudar os teus companheiros e receber assistência deles. Seja oferecendo itens para atacar os adversário, seja na assistência com um míssil oportuno, Team Sonic Racing segue o exemplo de jogos recentes e divide o foco entre o acelerar até à meta com a entre-ajuda.
Isto é demasiado simples de explicar, mas na prática representa toda uma quantidade de variáveis que significam novos desafios. Imagina que aceleras e estás entre os primeiros, mas quem está imediatamente atrás de ti ou à tua frente são da mesma equipa? Ficas logo em desvantagem e um membro dessa equipa poderá focar-se em atacar-te enquanto o outro acelera para maior vantagem.
Jogar Team Sonic Racing deixou-me com a sensação que é o jogo que já conheces - divertido e empolgante, mas que introduz uma nova camada de profundidade no seu gameplay. Agora, aplicar o drift na curva e acelerar é apenas uma parte do processo, é preciso pensar nas equipas adversárias e pensar numa estratégia para não te tornares numa presa fácil.
Tudo é altamente dinâmico e simples, mas agora tens um desafio extra que poderá tornar-se na sua mais valia. Team Sonic Racing não é um título que parece querer surpreender, é apenas um título que quer ser divertido e celebrar este icónico universo. Este primeiro contacto deixou-me curioso com o que a Sumo Digital está a preparar.
Team Sonic Racing chegará no final do ano à Nintendo Switch, PlayStation 4, PC e Xbox One.