Tecnologia Cell foi usada no processador da Xbox 360
Dois engenheiros da IBM contam toda a verdade.
Foi através de um polémico livro, que vai ser publicado na Europa no início do próximo ano, que se ficou a saber que parte da tecnologia do chip Cell da PS3 foi usada no Xenon, o chip da Xbox 360.
Afinal de contas a IBM é a fabricante dos CPU da Wii, Xbox 360 e PS3, o que deu lugar a uma situação curiosa que foi revelada por David Shippy e Mickie Phipps no seu livro "The Race for a New Game Machine."
Nele relatam que algumas das investigações levadas a cabo para o chip Cell foram aplicadas também no Xenon. Isto porque, segundo o que é relatado no livro, a Sony contactou a IBM em 2001 para a criação do chip Cell com um plano de lançamento inícial para 2005. Um ano mais tarde, em 2002, a Microsoft contactou a IBM para desenvolverem também o chip Xenon.
No entanto a Sony e a Toshiba, ambas implicadas no desenvolvimento do Cell, assinaram um acordo com a IBM que lhes permitia aceder a protótipos iniciais dos desenhos do Cell, assim como comprar componentes relacionados ao mesmo e até mesmo vender o Cell a outros clientes.
O livro conta também que partes essenciais do desenho do Cell foram empregues em outros chips antes da IBM terminar o desenvolvimento do processador e isso incluiu os utilizados na Xbox 360.
Shippy e Phipps contam que como empregados da IBM viram-se forçados a esconder o seu trabalho na Xbox 360 aos engenheiros da Sony e Toshiba que se tinham integrado nas suas equipas para o desenvolvimento do Cell, enquanto que os chips de cada consola estavam a ser testados no mesmo edifício. Shippy conta mesmo que ajudou os engenheiros da Microsoft a criar o seu próprio chip com aquilo que aprendeu com o Cell.
O desenvolvimento dos dois chips terminaram em prazos de tempo semelhantes e passaram para o departamento de fabrico, no entanto a IBM teve problemas no fabrico do chip Cell, enquanto que a Microsoft tinha contratado uma companhia externa para o fabrico do seu Xenon. Isso implicou um atraso de 6 semanas para a Sony, enquanto que a Microsoft conseguiu ter tudo a correr sobre rodas dentro daquilo que tinham planeado, lançado a Xbox 360 em Novembro de 2005. O Cell foi adiado sucessivamente, forçando assim um atraso no lançamento da PS3.
Apesar de tudo Shippy e Phipps relatam que as duas companhias conseguiram atingir os seus objectivos tecnológicos.