Tecnologia para realidade virtual simula impulsos na tua boca
Imagina que uma aranha salta na tua direção.
Uma nova tecnologia criada por cientistas da Carnegie Mellon University (e partilhada pelo PC Gamer), permite aos utilizadores da realidade virtual sentirem impulsos na sua boca.
A equipa colocou "transdutores ultrassónicos" nuns Oculus Quest 2, que podem gerar energia ultrassónica. Depois, apontaram esses dispositivos diretamente para a boca para adicionar sensações únicas à experiência VR.
Podes ver o vídeo mais abaixo que mostra a tecnologia em ação e que dá vários exemplos de como ela pode ser implementada. Numa pequena demo que te obriga a caminhar por entre uma série de teias de aranha, poderás sentir a teia a cruzar a tua boca; mais à frente, uma aranha salta em direção à boca do jogador, com o dispositivo a simular impulsos do aracnídeo na tua boca.
Para aqueles que têm fobia, o vídeo dá ainda outros exemplos, como a sensação de beber água de um bebedouro numa escola ou até a sensação de beber um café, com o dispositivo a simular o líquido a entrar na tua boca.
Claro está, o mais certo é esta tecnologia demorar a ser implementada nos capacetes de realidade virtual, se é que alguma vez vai ser implementada. Ainda assim, acho seguro dizer que iria ajudar imenso à sensação de imersão.