Temos vindo a oferecer títulos first party suficientes
Palavras de Shigeru Miyamoto.
No seguimento das declarações dos homens fortes da Nintendo aos investidores, Shigeru Miyamoto afirmou que a Nintendo tem vindo a oferecer suficientes títulos first party para impulsionar as suas plataformas. Esta foi a resposta do criador de Mario, quando confrontado com a acusação de que a Wii U teve um suporte insuficiente na altura do seu lançamento.
"Eu interpreto a questão como perguntando se temos feito os mesmos erros sempre que lançamos um novo sistema. Embora continuemos a trabalhar nisso, penso que há progresso no que diz respeito aos resultados. Quando lançamos a Nintendo DS e a 3DS, fomos incapazes de as acompanhar com alguma das nossas principais franquias. Com a Wii U no entanto, conseguimos lançar o New Super Mario Bros U, assim como o Nintendo Land, que se tratava de uma proposta completamente nova."
"Se fores um pouco mais além, verás que oferecemos uma nova entrada na série Pikmin, algo que não acontecia há muito tempo. No final do ano passado tivemos também o Super Mario 3D World, e este ano chegará o Mario Kart 8 e o Super Smash Bros. Neste sentido, penso que temos conseguido disponibilizar oferta suficiente para a Wii U."
Mas então qual é o problema da Wii U na opinião de Miyamoto?
"O nosso maior erro o ano passado foi a falha em comunicar o verdadeiro valor da Wii U, para que as crianças persuadissem os pais a comprar os nossos produtos. Ao mesmo tempo, falhamos também em oferecer produtos que os pais simplesmente não conseguissem resistir."
Sobre as críticas à diferença tecnológica da Wii U comparativamente com as suas concorrentes, Miyamoto "gostaria de lembrar que a Wii U representa uma enorme evolução em relação à Wii, a utilização da tecnologia "shader" por exemplo, modificou substancialmente o nosso ambiente de produção, assim como os próprios produtores. Temos feito progressos significativos nessa área."