Passar para o conteúdo principal

Tequila fala o que se passou com RiME e a Sony

Jogo ganhou nova editora e passou a ser multiplataformas.

Numa recente entrevista, Raúl Rubio Munárriz, CEO do estúdio Tequila Works e director criativo de RiME, e Christian Svensson, COO da editora Six Foot and Grey Box, falaram sobre o que se passa com o jogo e o porquê das recentes alterações no projecto.

Inicialmente revelado na Gamescom 2013 como um título independente apoiado pela Sony e com destino à PlayStation 4, RiME foi recentemente confirmado como ainda em desenvolvimento, mas agora a caminho de várias plataformas e com o apoio de uma outra editora, a já referida Six Foot and Grey Box.

Questionado sobre o que se passou com o jogo, sobre o qual tivemos imenso tempo sem saber nada, e sobre o que se passou com a Sony, Raúl não foi explícito mas sugeriu que a Sony pretendia alterar RiME e que não estavam dispostos a modificar a visão inicial que tinham para este projecto.

"Começámos em 2013 e tínhamos uma ideia clara da nossa visão. Quando começámos a adicionar mais conteúdos e mais pessoas começaram a jogar mais e mais, nós pensávamos que o jogo devia ser uma coisa e que não deveríamos comprometer essa visão. Penso que no final de 2015, tivemos a oportunidade de recuperar os direitos da propriedade intelectual e pensámos que era a melhor decisão."

Raúl disse também que RiME esteve desaparecido porque na verdade o jogo não deveria ter sido apresentado na Gamescom 2013, foi cedo demais e o projecto não tinha ainda tempo de vida suficiente. Por essa razão, decidiram não mostrar nada.

Questionado sobre a parceria com a nova editora, Raúl elogiou a Six Foot and Grey Box e disse que se tratam de pessoas diferentes, que não se portam como as editoras tradicionais e não forçam a sua visão. O homem do Tequila voltou a sugerir que a Sony pode ter pressionado o estúdio com RiME, revelando estar grato por a nova editora não tentar mexer em nada do jogo.

"Estou mesmo agradecido por a Grey Box não nos tentar obrigar a fazer do jogo algo que era um travesti em toda a honestidade," disse Raúl.

Questionado se isto significava que a Sony tentou mudar RiME, Raúl disse apenas que era um elogio à Six foot. "É mais um comentário geral sobre como as editoras por vezes se envolvem nas decisões criativas e em outras não. A Six Foot and Grey Box não são assim. Dão a sua opinião mas compreendem a visão."

Lê também