Passar para o conteúdo principal

Test Drive Unlimited Solar Crown prejudica a sua diversão com o lado técnico

Boas ideias prejudicadas pelos visuais e desempenho.

A KT Racing apresenta o seu mais ambicioso projeto até à data, mas todas e quaisquer boas ideias tombam perante a qualidade técnica e algumas decisões no design de progressão.

Após anos especialmente focada em jogos WRC, a KT Racing apresenta agora o seu mais ambicioso projeto, o regresso da série Test Drive Unlimited para mostrar com Solar Crown que tem algo a dizer no género de condução arcada em mundo aberto. Forza Horizon pode ser a rainha, mas a KT Racing acredita que o mundo merece conhecer a sua interpretação de um jogo do género.

Com uma história contada através de cutscenes embaraçosas (usam o motor de jogo e não fazem favor nenhum a Test Drive Unlimited Solar Crown), ficas a saber que viajas para Hong Kong para participar em eventos de corridas de rua organizados pela Solar Crown. Pelo caminho vais entrar para um gangue e fazer com que o teu nome seja o mais conhecido entre todos.

Com ideias próprias da franquia e o desejo de introduzir profundidade num género conhecido pela adrenalina imediata que confere, a KT Racing apresenta a possibilidade de passear por interiores que colocam os carros em destaque, mas todas as suas ambições são traídas pela vertente técnica que alcança níveis desastrosos numa consola, neste caso a PS5.

Com uma qualidade gráfica que deixa imenso a desejar, a experiência fica ainda pior com frequentes quedas no modo 60fps | Image credit: KT Racing/Eurogamer Portugal

Condução arcada em mundo aberto nunca cansa, mas o design de progressão sim

Test Drive Unlimited Solar Crown é um jogo que chega para se inserir num espaço que conquistou especial popularidade através da série Forza Horizon da Microsoft Gaming. Graças à sua enorme qualidade, os esforços da Playground Games tornaram-se na referência para o género e somente ao apostar em algo diferente é que algum estúdio poderá sonhar em conquistar atenção. Com The Crew, a Ubisoft tentou apostar na fácil transição de carro para barco ou avião, o que resulta em algo próprio, com a sua adrenalina. Podemos discutir que o sistema de condução não é tão divertido quanto o de Forza Horizon, que a qualidade gráfica não esta ao mesmo nível, mas é uma série que tenta reamificar com o seu toque pessoal. Com Test Drive Unlimited, a KT Racing aposta no design da história e progressão, associados à necessária paixão pelos carros, para focar a sua abordagem ao género.

O sistema de condução é muito satisfatório e ajuda a cativar, mesmo este não sendo um jogo tão imediato quanto Forza Horizon. Não é um jogo "pega e começa a jogar com gratificação instantânea, exige mais tempo do jogador para progredir pela narrativa para desbloquear melhores carros ou ir à oficina melhorar os atuais, para sentir maior esforço na progressão. Isto resulta apenas em certa parte, uma vez que és forçado a repetir diversas corridas para ganhar créditos e XP para progredir seja o nível de jogador ou o nível de clã.

A KT Racing decidiu que para conseguir comprar melhores peças para um carro, precisas de um determinado nível de jogador, o que significa que para os primeiros esforços, terás de conduzir muito tempo com o mesmo carro, sem a possibilidade de o melhorar, mesmo que tenhas créditos para tal. Terás de escolher bem se compras um novo carro melhor ou se continuas a investir em melhorias para o atual. Não tens o tom frenético de Forza Horizon ou The Crew, a saltar de evento novo para evento novo, sempre a sentir que tens uma recompensa por qualquer esforço. É um progresso mais lento, conquistado a pulso.

Esta interpretação merece elogios pela forma como dá uma perspectiva mais aprofundada a um jogo de condução arcada. Dedicas mais atenção a cada decisão de compra e ficas mais informado sobre cada melhoria, o que consegue mostrar a busca por profundidade da KT Racing. No entanto, terás de repetir várias vezes os mesmos eventos para obter XP de concorrente e de clã, algo que também esta relacionado com desafios de clã, o que prejudica a experiência.

Por vezes foi inacreditável pensar que estava a jogar um jogo de atual geração numa PS5 | Image credit: KT Racing/Eurogamer Portugal

Uma fraquíssima vertente técnica

Test Drive Unlimited Solar Crown tenta chamar a atenção dos fãs dos jogos de condução arcada em mundo aberto, a audiência de Forza Horizon e The Crew que podem sentir desejo por mais uma experiência de acelerar por locais exóticos com muita adrenalina. A KT Racing decidiu apostar em Hong Kong, recriada com autenticidade e surpreendentemente capaz de permitir condução em diversos tipos de terreno. No entanto, de nada adianta um sistema de condução capaz de satisfazer quando a qualidade técnica está uma lástima. Nem sequer adianta a autenticidade do local quando está desprovido de zonas interessantes ou empolgantes.

A qualidade gráfica de Test Drive Unlimited Solar Crown numa PlayStation 5 varia imenso, mas mesmo muito. Pode ir do ligeiramente agradável ao altamente lastimável num piscar de olhos. A qualidade gráfica varia de acordo com o modo gráfico, jogar a 60fps afecta imenso a resolução e nitidez da imagem, mas é sem dúvida a melhor forma de jogar. Diria mesmo que é a única forma de o jogar. Após isto, varia de acordo com a perspetiva que escolhes, existem 7 e quanto menos do carro vês, melhor fica o cenário e efeitos visuais. As câmaras interiores exigem mesmo muito do jogo, a perda de nitidez é tanta quando jogas numa perspectiva interior que conduzir à chuva é praticamente impossível. De dia, sem produzir fontes de luz, reflexos e outros efeitos, a qualidade melhora, mas tudo depende da tua forma preferida de jogar. Com 7 câmaras disponíveis, percebemos que a KT Racing se esforçou ao máximo para oferecer opções capazes de agradar a diversos tipos de jogadores, mas a otimização e exigências são muito maiores. Além disso, o desempenho está longe de perfeito.

Com uma qualidade gráfica que varia entre o fraco e o “isto até podia passar por atual geração”, escolher o modo a 60fps no qual a qualidade visual é tão sacrificada, não garante um bom desempenho. Mais uma vez, varia imenso de acordo com a perspetiva e condições das corridas, mas podes sentir fortes quedas no desempenho que prejudicam a diversão durante as corridas. Fora das corridas, ao passear por Hong Kong, o desempenho é estável, mas a cidade desprovida de pessoas não transmite a sensação de um lugar vivo, o que prejudica a imersão.

A KT Racing revela uma enorme ambição neste projeto, com atenção ao detalhe que transmite a clara ideia que pretendia ser minuciosa para despertar paixão pela condução. Tudo cai por terra com a vertente técnica. | Image credit: KT Racing/Eurogamer Portugal

Conclusão

Test Drive Unlimited Solar Crown é uma demonstração de ambição da KT Racing, mas as debilidades técnicas prejudicam em demasia quaisquer intenções de diferenciar o seu jogo num género marcado por gigantes. Aquele ditado popular que diz “já me diverti muito com jogos de 6 ou 7 mais do que com jogos de 9 ou 10” até podia ser aplicado a este esforço, mas quando Test Drive Unlimited Solar Crown tem como rivais Forza Horizon 5 e The Crew Motorfest, nem para isso fica margem. Neste género, onde até Forza Horizon 2 de 2014 ainda é uma alegria de jogar, ou aceleras com força e adrenalina ou arriscas ficar como uma mancha no retrovisor.

Prós: Contras:
  • Gameplay Arcada
  • Implementa alguma profunidade com a melhoria e afinação de carros
    • Qualidade gráfica
    • Desempenho
    • Design de progressão que força repetir eventos
    • Não consegue trazer nada de realmente empolgante num género com concorrência feroz

Lê também