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The Crew Motorfest - Corrida à satisfação imediata

Déjà-vu.

The Crew Motorfest é a mais recente aposta da Ubisoft na continuação de uma série que foi iniciada há já quase 10 anos. Agradeço desde já à Ubisoft pelo convite e por esta oportunidade. Esta é uma fórmula amadurecida ao longos de todos estes anos, culmina agora com mais um lançamento que volta a reunir num só jogo uma variedade de desafios.

Tive a oportunidade de jogar Motorfest durante várias horas, experimentei vários dos seus modos de jogo, passando claro pelo mundo aberto e as diversificadas formas que temos para nos deslocarmos nele. Os modos a que tive acesso estão escalados através de playlists, tanto para veículos de quatro rodas como para barcos e até os aviões.

Já vi isto em outro lado

Esta é a minha segunda experiência com The Crew Motorfest, mas desta vez joguei durante bastantes mais tempo. As ideias para este terceiro capítulo são as mesmas dos predecessores, pelo menos os seus alicerces. É uma versão refinada com uma nova localização e adaptada às exigências atuais, embora ainda tenhamos as versões para as consolas da anterior geração, a PS4 e Xbox One. Os primeiros momentos foram dominados por um enorme déjà-vu, parecia que estava num dos títulos anteriores da série ou até numa das produções da concorrência, como a série Forza Horizon. Obviamente que é apenas a primeira sensação e é totalmente natural, pois trata-se de uma continuação dentro da mesma linha.

Ilha Havaiana de Oʻahu é o palco

O palco de Motorfest é na ilha Havaiana de Oʻahu, adaptada obviamente para proporcionar divertimento quase ilimitado e sem grandes compromissos. Assente em desafios, temos uma linha mais direta e direcionada para uma playlist principal, outra para desafios relacionados com marcas de veículos e zonas específicas do planeta. Depois temos o mundo aberto recheado de eventos e segredos por descobrir, é em certa forma um parque de diversões para quem ama corridas, seja em terra, água e pelos céus. São imensas opções e conteúdo não lhe falta, mas por vezes o volume torna-se esmagador.

Ver no Youtube

Obviamente que se pode escolher o nosso personagem, editar a sua aparência até que fique da forma como pretendemos. Não que isso importe muito, já que o principal aqui são as corridas e pouco importa como estamos diante do espelho. Optei por iniciar uma playlist relacionada com a lendária marca Porsche, dedicada ao modelo 911. As corridas variam entre circuitos fechados e passagens por paisagens mais abertas, nada que seja propriamente original e diferenciador dos demais. Foram embates contra a IA para cumprir um objetivo proposto, para dessa forma avançar para o próximo patamar da playlist até que se chegue à última corrida e obter a recompensa final. As restantes playlists disponíveis também funcionavam da mesma forma, apenas muda o tema, locais das corridas e os veículos.

O mundo aberto continua a ser o que se pode esperar de um título deste género, repleto de lugares e formas de competir, com alguns segredos escondidos. Não o achei demasiado “poluído” de informação, o que é na minha opinião é um bom sinal. A parte que continua a ser uma mais valia da série The Crew é o facto de além das óbvias viagens rápidas selecionada através do mapa, podemos sempre optar por voar ou ir de barco e observar a ilha de um prisma diferente. São formas diferentes de nos deslocaremos para determinado ponto, além dos convencionais carros.

Certo que apenas experimentei uma ínfima porção do jogo, mas confesso que fiquei um tanto frustrado, queria confrontos mais intensos e de certa forma que me surpreendessem. Nestas longas horas não encontrei algo que separasse Motorfest das outras paragens. Senti que lhe falta um rasgo de irreverência e tentativa de fazer diferente. Mas obviamente que vou aguardar pela versão final no momento de realizar a minha análise. Espero ser surpreendido.

Satisfação imediata

Na parte jogável, nota-se a continuação de uma direção árcade para uma satisfação quase imediata. Destaca-se obviamente a forma célere de entregar entusiamo e contentamento, com uma condução simplificada e apenas exigente o quanto baste, embora se tenha de fazer ajustes aos diferentes carros devido às diversificadas categorias e até aos diferentes meios (temos carros, barcos e aviões). A curva de aprendizagem é curta e rapidamente se consegue dominar tudo o que é colocado nas nossas mãos, é um festim de eventos para degustar e aprender ao mesmo tempo mais sobre a ilha de Oʻahu e sobre as diferentes marcas de veículos.

Apesar de ter jogado várias horas não foi a experiência totalmente relaxada que pretendia. Como o tempo era limitado não deu para vasculhar muitos dos recantos e retirar mais pormenores das variadíssimas opções extra que Motorfest tem para entregar. Senti-me um tanto insatisfeito por não conseguir mais “sumo” para vos entregar nesta apresentação, ficará obviamente para o próximo artigo quando tiver o jogo nas minhas mãos.

O lançamento aproxima-se a passos largos, a 11 de setembro de 2023 e para todas as plataformas (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC). Obviamente que teremos a nossa análise a tempo e horas, para saberem em primeira mão se esta terceira vida de The Crew valeu a espera destes longos 5 anos.

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