The Finals debaixo de fogo por usar IA nas vozes das personagens
Atores mostram o seu desagrado.
The Finals, um shooter desenvolvido por alguns ex-produtores de Battlefield, está a usar dobragem produzida por IA.
Esta informação foi dada no podcast Meet the Makers do Spotify (via PCGamesN), revelando que a maioria das vozes que aparecerão no jogo foram criadas usando IA. Podes ver a seguir um vídeo que faz uma compilação de várias falas do jogo, com muitos utilizadores a apontarem a falta de realismo das mesmas.
“Usamos IA com algumas exceções”, disse Andreas Almström, diretor de áudio, durante o podcast Meet the Makers. “Portanto, todas as vozes dos concorrentes e dos nossos dois comentadores são conversão de texto em fala por IA.”
“A razão pela qual seguimos esse caminho é que [a conversão de texto em fala] é finalmente extremamente poderosa”, disse Almström. “Isso leva-nos longe o suficiente em termos de qualidade e permite-nos ser extremamente reativos a novas ideias e manter as coisas realmente atualizadas.”
Pelo contrário, o que o representante do estúdio chama de “vocalizações” - ruídos como a respiração do jogador, grunhidos ou aqueles emitidos pelo personagem ao saltar - foram gravados em estúdio, pois a IA que transforma texto em fala ainda não consegue reproduzi-los.
Alguns atores já vieram mostrar o seu desagrado quanto a esta situação. "Gostaria de encorajar novamente os produtores a reconsiderarem o uso de voz nos seus jogos.", diz Pax Helgesen num post que podes ver mais abaixo. O ator Kit Harrison também usou a plataforma X para mostrar o seu desagrado, e estes são apenas alguns exemplos.