The King of Fighters comemora 20 anos
A SNK criou o modelo de combates de 3 contra 3 lutadores.
A série The King of Fighters comemora hoje 20 anos. A 1 de Outubro de 1994 a SNK lançava para o seu sistema doméstico NEO GEO AES o jogo The King of Fighters 94, uma conversão perfeita da versão arcade lançada para o sistema MVS, em Agosto desse ano.
Foi o começo auspicioso de uma das mais emblemáticas séries de "fighting games" detidas pela SNK.
Com The King of Fighters a SNK quis reunir num jogo de luta vários lutadores oriundos de diferentes séries, desde Fatal Fury, Art of Fighting, assim como alguns "bosses". O jogo funcionava como uma espécie de cartão de visita para a montra de lutadores da SNK mas rapidamente adquiriu um estatuto ímpar e passou a ser editada anualmente.
Mas a grande inovação introduzida em KOF94 foi a inclusão de combates de três contra três lutadores, nos quais os lutadores competiam um de cada vez, saindo de cena o derrotado e assim sucessivamente até se encontrar o vencedor. Mais tarde a Namco haveria de aproveitar o mesmo sistema para a série Tekken.
Os lutadores encontravam-se agregados por nacionalidades e todos apresentavam um "set" de combinações especial. KOF 94 destacou-se também pelo grafismo emblemático, fluidez e magníficos sprites 2D.
No Japão a série ainda goza de uma imensa popularidade e os enormes e pesados cartuchos Mega Shock da consola NEO GEO AES ainda são dos mais procurados.