The Last of Us com modo cooperativo?
Bruce Straley, diretor do jogo, deixa uma dica e fala sobre o jogo.
Depois do anúncio do jogo nos VGA 2011, o próximo exclusivo PlayStation 3, The Last of Us, começa a ficar mais claro para os jogadores.
Numa entrevista nos estúdios da Naughty Dog, o nosso colega Johnny Minkley da Eurogamer.net conseguiu retirar mais algumas informações ao diretor criativo do jogo, Neil Druckmann, e a Bruce Straley, diretor do jogo.
Então o que sabemos sobre o jogo?
Em primeiro lugar será um jogo na terceira-pessoa, algo a que a Naughty Dog tem-nos habituado.
Será um jogo onde envolverá ataques corpo-a-corpo e uso de armas.
Bruce Straley afirma que o trailer tem imensas dicas daquilo que podemos contar no jogo.
O gameplay ainda não foi mostrado, estando, como esteve o jogo durante dois anos, escondido de todos.
Bruce Straley comentou sobre o trailer, "É uma amostra das diferentes tipos de mecânicas que irás jogar em termos de gameplay".
Então se tivermos em conta o trailer, vemos duas personagens, Ellie e Joel, que afirma trabalhar em conjunto, e em conjunto livram-se de um humano infectado pelo fungo. Podemos estar perante um modo cooperativo?
O que posso dizer, e isto é tudo ainda em base de rumores e daquilo que temos conseguido saber, que o jogo poderá ser todo ele em base de cooperativo, podendo ser jogador com a IA da consola, ou com um amigo.
Foram também contadas algumas curiosidades, nomeadamente quando o diretor criativo, Neil Druckmann, deixou o seu iPad com o trailer do jogo há dois meses num avião, tendo no seu interior o trailer do jogo.
Como seria de esperar, e conforme já tinha sido colocado no site oficial do jogo, a premissa está na questão, "E se isto (ataque do fungos Cordyceps) passasse para os humanos?".
No fundo estamos a falar de humanos infetados por um fungo, que após penetrar no hospedeiro começa a crescer de dentro para fora, até que todo o corpo passa a ser um enorme fungo dentro de uma carcaça. O hospedeiro acaba por morrer devido ao crescimento do fungo Cordyceps.
Para além da inspiração do próprio fungo, o jogo toma emprestados ideias a filmes tais como "Este país não é para velhos", "The Road", os livros de The Walking Dead e a novela da Segunda Guerra mundial City of Thieves.
Apesar da ideia estar sobre o jogo, Bruce Straley afirma na entrevista que não é um jogo sobre zombies, e Druckmann vais mais longe dizendo, "Se o jogo fosse sobre monstros, nós não os íamos mostrar. A estória não é sobre eles, por isso (pensamos) vamos lá retirá-los do caminho".
Sobre as personagens, o Joel é um sobrevivente, enquanto que Ellie é uma menina de 14 anos, representada pela atriz de Ashley Johnson de 28 anos.
Como já tínhamos referido na primeira notícia, a Ellie não tem qualquer tipo de recordação do mundo antes dos acontecimento, e olhando para o estado da cidade, é mais provável que tenha nascido após.
A Naughty Dog quer que a estória do jogo seja um dos pontos fortes, e Druckmann dá o exemplo do fantástico trailer de apresentação de Dead Island, que é por ali que querem ir.
Como já tínhamos referido de manhã, a música principal Gustavo Santaolalla, que poderão ouvir na lateral esquerda deste artigo.
Em jeito de conclusão, e a inclusão de Gustavo Santaolalla na banda sonora poderá indicar isso (o qual sou um fã autêntico de toda a sua obra), teremos um jogo com um profundo lado humano, onde misturará diversos sentimentos.
Se forem cinéfilos, não deixem de ver a "Trilogia da Morte" de Alejandro González Iñárritu, onde a música composta por Gustavo Santaolalla, a Iguazu cresce desde o Amor Cão, 21 Gramas e Babel.