The Last of Us não será tão linear quanto Uncharted
Explorem os cenários por vossa conta e risco.
A Revista Oficial PlayStation revelou na sua mais recente edição novos detalhes sobre o jogo de ação e aventura The Last of Us, que será lançado pela Naughty Dog no final de 2012/início de 2013 em todo o mundo.
Ficamos então a saber que The Last of Us não será tão linear como os jogos da série Uncharted, mas também não esperem por um jogo de mundo aberto. O jogador poderá, opcionalmente, explorar os cenários, decidir se quer entrar ou não num café e entrar em certas áreas por sua conta e risco, uma vez que os inimigos podem estar à espreita.
Joel e Ellie terão de procurar por munições ao longo da aventura, como tal esqueçam as cenas com grandes tiroteios como nas aventuras de Drake. Haverá situações em que os dois terão que ajudar-se mutuamente e por vezes de uma forma dita menos óbvia.
Apesar de no trailer Joel parecer um tipo duro, na verdade ele tem tanto medo quanto a Ellie, e tenta evitar os confrontos com o inimigo ao máximo. Os inimigos serão mais rápidos e ágeis que os de Uncharted. E o fungo que toma conta da mente e do corpo dos seus hospedeiros é altamente infeccioso, motivo pelo qual Joel e Ellie correm após matarem os seus adversários, mas também porque têm medo que o som dos disparos atraia ainda mais inimigos.
A Naughty Dog mostrou-se preocupada que se façam comparações com Uncharted, referindo que The Last of Us será um jogo com uma visão completamente diferente.
No que toca a gráficos, o jogo utiliza um novo sistema de iluminação e um novo tipo de renderização.