Passar para o conteúdo principal

The Rogue Prince of Persia - Dead Cells of Persia

Promissor roguelike.

The Rogue Prince of Persia é precisamente o tipo de experiências empolgantes através das quais a Ubisoft pode introduzir renovada energia nas suas mais famosas propriedades. Meses após lançar Prince of Persia: The Lost Crown, um sublime metroidvania 2D, a companhia aposta agora numa colaboração com a Evil Empire para um roguelike similar a Dead Cells.

Recentemente, tivemos a oportunidade de jogar The Rogue Prince of Persia durante 30 minutos, num evento preparado pela Ubisoft, o que nos permitiu descobrir mais sobre o que a Evil Empire pretende para este roguelike que será desenvolvido com o feedback dos jogadores, através de um lançamento em acesso antecipado para PC, já em maio.

Atualmente, o género roguelike é mundialmente famoso e já inspirou experiências em séries muito conhecidas, como God of War, por exemplo, mas se Hades ajudou imenso a popularizar este estilo de gameplay cíclico, no qual tentas repetidamente o mesmo desafio até eventualmente conseguir triunfar, a Evil Empire também contribuiu imenso para expandir a audiência roguelike com Dead Cells, lançado em 2017, um ano antes de Hades.

Image credit: Ubisoft

Dead Cells é um roguelike metroidvania que ajudou a definir um estilo que já inspirou inúmeros outros jogos, mas agora temos a combinação destas mecânicas e filosofias com Prince of Persia. O resultado, daquilo que tivemos a oportunidade de experimentar, é literalmente um Dead Cells of Persia, com um energético estilo visual, gameplay ágil e uma grande dificuldade para enfrentar.

Em The Rogue Prince of Persia, terás de ajudar o príncipe a enfrentar o exército invasor, o que significa percorrer os níveis, alcançar um boss e repetir tudo quando perdes toda a energia. Pelo caminho, obténs ajudas na forma de armas ou buffs que aumentam a tua probabilidade de vencer, mas será sempre a tua destreza, os teus reflexos, e a capacidade de interpretar os movimentos dos inimigos que fará a diferença.

Image credit: Ubisoft

O nível inicial que jogámos mostra bem o quão implacável é o gameplay desenhado pela Evil Empire, ostenta na perfeição aquela sensação de crueldade quando perdes a vida e tudo o que obtiveste ao longo desta tentativa desaparece, mas esse é o conceito que nos motiva a tentar, mais uma vez, uma atrás da outra. Aprendemos a enfrentar melhor cada inimigo, exploramos para obter mais regressos, a familiaridade com os controlos aumenta e os nossos reflexos ficam reforçados.

Mesmo com um tempo de jogo limitado, foi de imediato perceptível que The Rogue Prince of Persia é um daqueles jogos fáceis de começar a jogar, mas difícil de dominar, com uma profundidade que te motivará a jogar mais focado, a melhorar a tua habilidade. Numa questão de segundos estás a correr pelas paredes, a saltar entre plataformas e a despachar inimigos, é tudo muito fácil e ágil de controlar, mas aos poucos e poucos começas a conhecer as várias camadas da experiência.

Image credit: Ubisoft

Sejam os buffs e como escolher bem para combinar com a arma que tens ou com a tua forma de jogar, os prós e contras dos diferentes tipos de arma, a arma de longo alcance e outros. É uma experiência familiar para fãs de títulos como Dead Cells e Hades, cujo gameplay de deslocação lateral apoiado por um engenhoso estilo visual e facilidade dos controlos ágeis vão ser o suficiente para deixar muitos jogadores empolgados.

The Rogue Prince of Persia mostra mais uma vez a Ubisoft a tentar sair da monotonia, daquela aposta em homogeneizar o seu design que tornou muitas das suas séries perigosamente similares na estrutura e gameplay. Desenvolvido por uma equipa com experiência no género e com o apoio da comunidade, poderá tornar-se em mais um roguelike digno de atenção.

The Rogue Prince of Persia será lançado a 14 de maio, em acesso antecipado na Steam, para crescer com o apoio da comunidade.

Lê também