The Sims 4 For Rent - Guerra dos senhorios e dos inquilinos
Há muito que não me divertia tanto em The Sims!
No mundo dos jogos de simulação de vida, The Sims 4 destaca-se como uma figura imponente, cativando os jogadores com a sua criatividade sem limites - e desde que a EA tornou o jogo free-to-play em 2022, mais jogadores tiveram a oportunidade de entrar neste mundo absolutamente caótico.
Desde então, de maneira a manter o jogo fresco e os fãs entretidos, várias expansões têm sido lançadas para o jogo, trazendo novas mecânicas, itens e outro tipo de conteúdos curiosos. A mais recente expansão é For Rent, que traz uma reviravolta divertida à fórmula clássica de The Sims e que multiplica consideravelmente a capacidade de gestão e organização necessária para lidar com este mundo e personagens.
Tal como o nome indica, For Rent vai permitir aos jogadores colocarem diferentes famílias sob o mesmo teto - usando uma mecânica que o jogo chama de Units; no papel de senhorio, cabe-te a ti designar quais são os espaços públicos/privados da casa, lidando com todos os imprevistos causados por tal panorama. Morar na mesma habitação com uma série de estranhos implica manter o teu Sims satisfeito, assim como todos os inquilinos, criando condições de vida dignas, sanitárias, divertidas e até esteticamente apelativas.
Torna-te num senhorio
Assim sendo, For Rent obriga o jogador a fazer uma gestão cuidada de todos os espaços e divisões da casa, mantendo tudo sob controlo através dos contratos de habitação que fazemos com os inquilinos: é possível definir a renda, o período de arrendamento e ainda estabelecer regras específicas - fazer pouco barulho, não criar eventos sociais, não ultrapassar a ocupação máxima, não acumular lixo ou até mesmo proibir a presença de fantasmas!
Que problemas advêm de tudo isto? Os típicos problemas que todos nós sofremos na nossa própria habitação: é possível que o mofo comece a acumular-se na tua casa, que surjam pragas de insetos, que haja lixo espalhado pelo chão ou, algo que me aconteceu durante o meu gameplay, o aparecimento de um objeto amaldiçoado numa das "Units".
Desta forma, cabe ao senhorio fazer toda esta manutenção da propriedade, tendo sempre um olho bem atento ao orçamento disponível; à medida que o tempo vai passando, poderá ser preciso fazer mais investimentos na habitação de maneira a mantermo-nos a par com as necessidades dos nossos inquilinos - por exemplo, tive de comprar uma banheira de maior qualidade de forma a conferir um maior grau de limpeza. Em último caso, podes sempre escorraçar os habitantes da casa, sendo que o jogo oferece-te duas formas de o fazer: de forma justa e injusta. Tal como já deves deduzir, a forma justa prende-se com a quebra de algum regra estipulada, daquelas que mencionámos anteriormente; por sua vez, a forma injusta é totalmente desaconselhada pois pode resultar em punições severas.
Bem-vindo a Tomarang!
Para além de todo este jogo imobiliário, vamos ainda estabelecendo relações com os diversos Sims, que vão vivendo as suas vidas ao mesmo tempo que tu, por vezes cruzando-se de forma peculiar graças à natureza aberta do jogo que permite cenários infinitos e reviravoltas narrativas. Há muito tempo que não me divertia tanto com The Sims e ver os diferentes estilos de vida de pessoas tão distintas, por vezes a entrar em confronto, é uma experiência muito familiar pela qual quase todos já passámos.
Esta expansão inclui ainda uma adição muito especial, uma nova interação chamada Break-In. Agora, o teu Sims pode entrar na casa do seu inquilino (ou vizinho) e descobrir os seus segredos mais profundos e sombrios. Podes investigar locais como a cama e o guarda-vestidos, e assim que tens estes segredos podes confrontar as pessoas, chantageá-las ou revelá-los para todo o mundo. Apesar de não ser uma mecânica necessária para a experiência, confere-lhe uma dimensão mais divertida e ligeiramente voyeurista.
Espera o inesperado
Vale a pena notar que tudo isto decorre num novo mundo, chamado Tomarang. Baseado nas regiões do Sudeste Asiástico, trata-se de uma cidade tropical vibrante, onde existem muitas atividades em que podes participar e locais a visitar. Os grandes destaques vão para o jardim botânico, o santuário animal, os bares chiques ou até mesmo o mercado noturno.
O teu Sims pode passear neste mercado e envolver-se na cultura de Tomarang, repleta de vendedores, comidas especiais, roupas tradicionais e outros itens únicos que automaticamente separam For Rent de tudo o que a Maxis fez anteriormente. De facto, estamos perante um mundo realmente muito bonito (para o padrão de The Sims, claro) e é impressionante a quantidade de pequenos detalhes introduzidos no jogo, por vezes quase passando despercebidos.
Sempre associei as expansões de The Sims 4 a conteúdos (quase) puramente cosméticos mas For Rent consegue realmente reformular a jogabilidade de uma forma divertida e estranhamente realista. Todos nós já tivemos situações habitacionais longe de ideais, por vezes partilhando a casa com outras pessoas ou lidando com vizinhos particularmente complicados, e The Sims 4 pega nisso e multiplica-o infinitamente. Uma adição brilhante a The Sims 4.