Passar para o conteúdo principal

The Sims 4 Life & Death - Há vida depois da morte na saga

Uma expansão fantasmagórica revolucionária.

Crédito da imagem: EA

A EA e a Maxis continuam a expandir o universo de The Sims 4 com a criação de novos packs que introduzem mais mecânicas, interações, itens, traços físicos, entre muitos outros conteúdos. Desde expansões relacionadas a cavalos, passando por outras dedicadas ao amor, sexo, escola, senhorios ou montanhas nevadas, tudo é possível no universo de The Sims.

Desta feita, o Além serve como base para a mais recente expansão do jogo, Life & Death, que promete responder à derradeira questão: o que acontece a um Sims quando morre? Com enorme influência do Halloween e a tudo o que lhe está associado, os humanos e os fantasmas vivem lado a lado, ocasionalmente participando em várias celebrações assustadoras.

Sê bem-vindo a Ravenwood

Como tem vindo a acontecer em todas as grandes expansões recentes, Life & Death introduz uma nova localização - chamada Ravenwood - que é vagamente inspirada na Roménia rural e mistura realismo com sobrenatural. Tendo em conta a temática da expansão, os jogadores poderão contar com localizações arrepiantes e assustadoras, que incluem cemitérios, criptas, poço dos desejos ou casas assombradas.

Image credit: EA

A expansão inclui vários comportamentos e ações relacionados com a morte, trazendo uma divertida faceta retorcida à fórmula bem-sucedida do jogo. Numa transmissão que assistimos com os produtores do jogo, podemos ver as personagens a escrever os seus testamentos ou a tentarem invocar espíritos partidos, mas as atividades vão muito além disso.

Em termos de novas profissões, existe uma que se posiciona acima de todas as outras: a de Grim Reaper, permitindo-te escolher quem morre e quem sobrevive no mundo do jogo. Queres ser o melhor ceifador de almas de sempre? Então é bom que te prepares de antemão: faz a devida pesquisa, afia a tua ferramenta de trabalho e atinge a quota diária de almas. Por outro lado, os jogadores podem escolher algo um pouco menos mórbido como a carreira de Undertaker, que envolve cavar sepulturas, embalsamar corpos e ajudar famílias a lamentar Sims passados.

Joga como a Morte!

Outra atividade curiosa que a expansão permite executar é a criação de funerais; o jogo permite-nos convidar membros da família, amigos, definir dress code, realizar brindes, fazer um discurso, dançar, entre muitas outras coisas. A morte sempre esteve presente em jogos da saga The Sims, mas Life & Death adiciona muito mais conteúdo em torno desse evento tão trágico.

Image credit: EA

Existe uma insanidade de sistemas complexos em vigor nesta nova expansão. Os Sims poderão criar listas de desejos e, com base em quantos conseguirem concluir, renascer ou ficar por perto como um fantasma com eventos inacabados. É também possível criar testamentos que podem ser utilizados para transmitir heranças, atribuir estatuto de guardião aos sobreviventes, distribuir os teus Simoleons e muito mais. E como se tudo isso não fosse o suficiente, existe ainda a possibilidade de Renascer, permitindo-te viver várias vidas com o mesmo Sim.

Os jogadores poderão também selecionar novos traços para as personagens: "Macabre" é um deles, inspirado em personagens negras como a icónica Wednesday Addams, e confere aos Sims reações positivas relativamente a assuntos sombrios e mórbidos; Chased by death, tal como o nome indica, dará aos Sims mais probabilidades de morrerem; por fim, Sims com o traço Skeptical negarão a existência de fantasmas, mesmo que os testemunhem.

Novas profissões, mecânicas, traços

Esta nova expansão traz múltiplos conteúdos curiosos e mudanças bastante acentuadas ao gameplay tradicional que acho que vão surpreender até os jogadores mais veteranos, proporcionando momentos narrativos muito caricatos e diferentes de tudo aquilo que vimos até agora. Confesso que eu próprio senti-me um pouco perdido numa fase inicial, sem saber exatamente para onde me virar e como tirar partido de todas estas novas funcionalidades.

Ver no Youtube

No entanto, após começar o jogo com um fantasma, tudo tornou-se mais claro e não foi preciso muito tempo para receber uma mensagem da Morte a perguntar se teria interesse em enveredar por uma carreira de Gestor de Morte. Aceitei o convite prontamente. Pouco depois, lá estava eu a executar várias ações caricatas que incluem, por exemplo, investigar cenas de crime ou polir a minha foice, sendo que é importante atingir a minha Quota de Almas (tal como mencionado anteriormente).

Também fiz questão em investigar melhor tudo aquilo que envolve a criação de testamentos e existem muitas opções disponíveis para os jogadores - é possível deixar um bilhete pessoal, definir heranças, o que fazer com os restos mortais ou como distribuir os Simoleons (a moeda do jogo) que deixámos para trás. O mesmo nível de personalização pode ser aplicado aos funerais, com o jogo a dar-te a oportunidade de definires vários parâmetros. Queres que se sirva comida, que se acendam velas ou que alguém faça um discurso alegre? Tudo isso é possível com esta expansão.

Uma expansão que aborda o sobrenatural

Sinto que joguei apenas uma fração muito pequena de Life & Death, e acredito que tudo o resto vou acabar por descobrir de forma orgânica, à medida que continuar a jogar. O gameplay incentiva a experimentação, dando-nos múltiplas hipóteses de interação - sejam elas com personagens ou objetos - que por vezes resultam em situações inesperadas. Mais complexo do que nunca, Life & Death prova que The Sims 4 é um poço infindável de possibilidades e potencial, mesmo anos após o seu lançamento.

Image credit: EA

De todas as expansões que experimentei recentemente, esta é indubitavelmente a mais completa, reformulando por completo a fórmula do jogo. O seu tema assustador de Halloween adequa-se à época festiva que atravessamos de momento, prometendo longas horas de diversão fantasmagórica.

Lê também