The Sims 4 Lovestruck - O amor está no ar
Vive as tuas fantasias românticas.
The Sims 4 tornou-se um colosso no mundo do entretenimento, um enorme videojogo de simulação que permite aos jogadores criarem as narrativas mais inusitadas e imprevisíveis de sempre, alicerçado por lançamentos contínuos de expansões que aumentam a variedade de opções e cenários.
A 25 de julho, chegou a mais recente expansão de The Sims 4 - Lovestruck - que, tal como o nome indica, promete levar ao extremo a forma como os nossos Sims interagem romântica e sexualmente uns com os outros, adicionando múltiplos recursos que facilitam a arte de cortejar.
Turn on e Turn off são um dos elementos exclusivos desta expansão, permitindo ao jogador estabelecer alguns traços curiosos para o seu Sims. Divididos em várias categorias, podemos indicar quais as características físicas que vão atraí-lo, como a cor do cabelo ou as roupas vestidas, replicando assim a primeira impressão que os humanos têm quando conhecem alguém pela primeira vez. As restantes categorias englobam o estilo de vida que atrai o nosso Sims, que pode estar relacionado com as habilidades, profissões, características psicológicas ou os estilos de romance, que definem a forma como o teu Sims aborda a vida romântica.
Namorar em The Sims 4 nunca foi tão fácil
Existe um sem-número de opções que permitem aos jogadores viverem um romance mais tradicional e tórrido, mas é igualmente possível escolher opções mais dramáticas que tornarão o gameplay numa autêntica telenovela. Definir atração para Sims comprometidos ou ricos, por exemplo, parece ser receita para o caos, e tudo isso pode ser feito com apenas alguns cliques.
Toda a expansão foi construída em torno do amor e do relacionamento próximo entre os Sims, com a inclusão de mais Aspirations relacionadas com o tema, como Romantic Explorer e Paragon Partner: o primeiro para quem quer viver o romance derradeiro, saindo em encontros e participando em atividades apaixonantes, e o segundo a assegurar relações saudáveis com múltiplos parceiros.
Deste modo, Lovestruck tenta ao máximo diversificar e incluir todos os espetros da sexualidade humana dentro da expansão, dando aos jogadores a possibilidade de criarem aquilo que muito bem entenderem, sem limites.
Até mesmo as apps de relacionamentos, tão populares e corriqueiras nos tempos atuais, não foram esquecidas nesta expansão, sendo uma forma extra de conhecer Sims e melhorar a vida social/romântica/sexual. Chamada Cupid's Corner, a aplicação funciona de forma muito semelhante às versões da vida real, permitindo-nos corresponder com outros Sims ou, em alternativa, ir a um encontro às cegas.
Para pessoas que sempre usaram as funcionalidades de Romance em The Sims 4, Lovestruck leva tudo ao extremo, com mais opções de "engate", piropos, elogios e até propostas de cariz romântico ou sexual - desde dar as mãos, passando por um beijo apaixonado, e culminando numa noite quente no motel da cidade. Um dos meus objetivos primários foi tentar conquistar uma Sims estranha que passou ao lado da minha casa, percebendo até que ponto a expansão permitia-me conquistá-la, e foi mais fácil do que esperava: tudo começou por uma partilha de histórias, conversas sobre passatempos e até uma refeição juntos. Mas não tardou para que as conversas ganhassem um cariz ainda mais íntimo, com um contacto intenso e notório entre ambos.
Bem-vindo à Ciudad Enamorada
Esta vertente romântica de Lovestruck é o grande fator atrativo da expansão, mas existem outras funcionalidade e adições que completam o pacote. Em primeiro lugar, temos a criação de um novo ambiente, denominado Ciudad Enamorada (inspirada pela capital do México, Mexico City). Para além de bela, com os distritos Vista Hermosa, Plaza Mariposa e Nuevo Corazón, ela proporciona também muitas oportunidades para o amor e o romance, repleta de parques, cafés, bares e muitos outros locais. Para além disso, foram disponibilizados dezenas de novos itens com os quais podes personalizar o teu Sims ou que podes utilizar no modo de construção.
Por mais divertido que seja interpretar o Cupido e forçar histórias amorosas entre Sims (algumas com resultados muito positivos, outras que se revelam verdadeiros desastres), tudo isto acarreta um custo bastante elevado - 40 dólares. Este é um valor muito alto para uma expansão, equivalente ao de um jogo totalmente novo, e a não ser que sejas um mega fã de The Sims ou gostes especificamente de criar narrativas românticas, não encontro grandes razões que justifiquem esse preço.
Mas o fator diversão é inegável, e mal posso esperar para criar mais caos nas relações dos meus Sims e ver até que ponto consigo estender o sistema, quer seja para viver um romance como Romeu e Julieta ou então testar a poligamia com múltiplos parceiros.