Passar para o conteúdo principal

The Super Mario Bros. Movie - O complemento perfeito aos jogos

Sorriso de orelha a orelha.

"Obrigado Mario, mas a nossa princessa está noutro castelo."

Desde o primeiro jogo para NES em 1985 que, em grande parte, a história de Super Mario se resumia a isto. A princesa estava condenada a ser continuamente raptada pelo temível Bowser, com sucessivos resgates por parte do nosso herói canalizador. Até em títulos mais recentes, como Super Mario Odyssey, vemos esta história repetir-se.

The Super Mario Bros. Movie, produzido em conjunto pela Illumination Entertainment, Universal Studios, e Nintendo, traz uma história melhor desenvolvida para este universo e as suas múltiplas personagens, bebendo da quantidade imensa de material que a Nintendo foi criando ao longo dos anos. Mostra Mario e Luigi como dois irmãos que vivem em Brooklyn, Nova Iorque, e que acabaram de lançar a sua empresa de canalização.

Algumas coisas acontecem até que a dupla de vermelho e verde descobrem uma canalização mágica que os leva para mundos mágicos onde as regras normais não se aplicam. Nestes mundos, come-se cogumelos para se ficar maior e mais forte, e existem caixas mágicas (com pontos de interrogação) que dão variados poderes. As referências do filme aos jogos, inclusive ao Jumpman, são constantes e um deleite para quem ao longo dos anos foi jogando os múltiplos jogos de Super Mario.

Ver no Youtube

Mas o filme é mais do que um mero serviço para os fãs. Do princípio ao fim, estive com um sorriso de orelha a orelha, com ocasionais gargalhadas. A diversão é constante, capaz de entreter míudos e graúdos. E a história, ainda que tome algumas liberdades, soube aproveitar o material da Nintendo. Depois do filme, sinto-me mais próximo de cada uma das personagens que apareceu, porque contrariamente aos jogos, expressam mais personalidade e sentimentos. De um certo modo, é um filme que humaniza as personagens de Super Mario, ainda que haja uma tremenda dose de fantasia à mistura.

Assim sendo, The Super Mario Bros. Movie posiciona-se como um complemento aos jogos da Nintendo e funciona esplendidamente dessa forma. Enriquece este universo e cria uma história divertida à volta destas personagens. O real junta-se à fantasia numa adaptação que até a jogabilidade característica de Super Mario consegue replicar em múltiplos momentos, misturando-a com aventura, drama, e emoção. Saí do cinema satisfeito e contente. Acho que era impossível fazer uma melhor adaptação do que esta.

"A história, ainda que tome algumas liberdades, soube aproveitar o material da Nintendo"

Como nota final, uma salva de palmas para a dobragem portuguesa. Não vi o filme com as vozes originais, por isso não tenho base de comparação, mas a escolha dos atores foi certíssima. Não senti que houvesse estranheza no tom das vozes nem na tradução das falas. E todas as piadas continuaram a ter muita piada.

Lê também