Passar para o conteúdo principal

Tiago Sousa - "4K nativa é um desperdício da Xbox Scorpio"

Programador gráfico no id Software de Doom.

Quando alguém do estúdio id Software, que recentemente nos apresentou Doom, nos fala sobre tecnologia, merece toda a nossa atenção. Quando esse alguém é Tiago Sousa, principal programador gráfico em Doom, ainda mais a nossa atenção merece.

De acordo com Tiago Sousa, a resolução 4K é um completo e total desperdício do imenso poder de processamento da Xbox Project Scorpio. Segundo diz, a resolução 4K de pouco serve nas consolas, onde o jogador se senta mais distanciado do ecrã e acredita que o poder da futura consola Microsoft deve ser usado para outras coisas.

Tiago Sousa acredita que não há mal nenhum na resolução 4K, apenas que os recursos não devem ser gastos para renderizar a nativa 4K. Ao invés disso, a combinação de reconstrução espacial e temporal devem ser usadas para reconstruir resoluções 4K (uma espécie de conversão de resolução que foi usada em Quantum Break) enquanto o poder de processamento deve ser usado para outras coisas como cálculos e ciclos CPU, para renderizar físicas ou outras tarefas importantes.

O foco deverá estar na criação de melhores experiências de jogo, melhor performance, e não somente em gráficos mais bonitos. Sousa partilhou ainda o tweet de Sebastian Aaltonen, programador independente, que diz o mesmo, para não desperdiçarem recursos a renderizar a nativa 4K e optar por outras soluções e tirar proveito do seu imenso poder de outras formas.

Tiago Sousa disse ainda que quer uma Xbox Project Scorpio e certamente será fantástico imaginar o que o seu id Software poderá fazer com a nova consola Microsoft.

Lê também