Top 10: Os melhores FPS para PC, PS4, Xbox One e Switch
Actualizado: Há novos jogos na lista.
O género dos FPS tornou-se num dos mais lucrativos da indústria dos videojogos, em particular graças ao grande sucesso comercial que a série Call of Duty obteve ao longo dos últimos anos. Apesar disto, não podemos esquecer o papel da Bungie com o primeiro Halo, que adaptou maravilhosamente o género para as consolas e a partir daí tudo mudou. Rebobinando ainda mais no tempo, o grande impulsionador dos jogos de tiros na primeira pessoa foi a id Software com DOOM, Quake e Wolfenstein, que continuam a série referências inesquecíveis do género.
Apesar das bases importantes estabelecidas há longos anos, os FPS de hoje em dia estão muito mais evoluídos e refinados. O tema das grandes guerras continua a ser a base para alguns jogos, enquanto outros preferem enveredar pela ficção científica. Uns preferem apostar na campanha ou modo história, mas a maioria prefere dar primazia ao multijogador online. Há também aqueles casos em que há uma tentativa de oferecer ambas os lados, embora seja complicado oferecer o mesmo nível de qualidade na campanha e no multijogador.
O propósito deste artigo é dar-te a conhecer quais são os melhores jogos do género da actual geração. Os critérios foram a qualidade geral, o factor novidade, a sensação da jogabilidade, o equilíbrio do multijogador online, e claro, se a campanha é relevante ou não. Nenhum dos jogos aqui referidos acerta em cheio em todos os aspectos. A maioria destaca-se numas coisas, mas negligenciam outras. Aqui está a nossa lista dos melhores FPS para PC, PlayStation 4 e Xbox One e Nintendo Switch (atenta que não há uma ordem específica).
Overwatch - PC, PS4 e Xbox One
Overwatch é um daqueles casos dos quais estávamos a falar mesmo agora. Não tem história nem campanha, contudo, é sem dúvida um dos melhores jogos do género que podes comprar neste momento, principalmente se gostas de te divertir no multijogador. A Blizzard pegou nas influências dos MOBAs e criou um jogo com diversos heróis carismáticos com um leque muito variado de habilidades.
É um FPS em que o foco não está propriamente na quantidade de mortes, mas antes no trabalho de equipa. Cada equipa é composta por seis jogadores e juntos têm que cooperar para transportar ou impedir o transporte de uma carga, ou para capturar um ponto estratégico no mapa. É um jogo divertido tanto jogado a solo como com um grupo de pessoas conhecidas, embora seja ainda mais divertido se a situação for a última.
O que dissemos na análise a Overwatch: "No que é mais importante, Overwatch faz tudo bem. Se estão à procura de um jogo competitivo com uma jogabilidade divinal, aqui está um forte candidato."