Passar para o conteúdo principal

Torneio da International e-Sports Federation divide géneros e cria polémica

As competições de Hearthstone, DOTA 2 e Ultra Street Fighter IV estão abertas apenas ao sexo masculino.

A International e-Sports Federation está envolvida em polémica por dividir os seus torneios por sexo, limitando bastante as mulheres nos torneios em que podem participar.

Os torneios de DOTA 2, Hearthstone e Ultra Street Fighter IV estão limitados aos indivíduos do sexo masculino. Para as mulheres, a federação reservou torneios de Starcraft 2 (os homens terão também um torneio deste jogo mas em separado) e de Tekken Tag Tournament 2.

Várias pessoas acusaram no Facebook que esta decisão é estúpida e pediram justificações à International e-Sports Federation, que respondeu que apenas procura promover as mulheres nos eSports e respeitar as regras mundiais dos desportos.

"Sabemos que os eSports são dominados pelos jogadores masculinos e que as mulheres são apenas uma porção da base geral. Ao organizar uma competição exclusivamente feminina, queremos promover as mulheres nos jogos numa escala global", respondeu a federação.

O segundo motivo para justificar a decisão é, como já referido, respeitar as regras internacionais.

"A IeSF está muito próxima de conseguir que os eSports sejam reconhecidos como um verdadeiro desporto. Parte desse esforço é cumprir com as regulações internacionais dos desportos. Por exemplo, o Xadrez também está divido em ligas masculinas e femininas".

Qual é a vossa posição perante esta situação?

Lê também