Toshiba TDP ET10
Um pouco de cinema em casa.
Uma das vertentes dos videojogos, que teve um impacto inicial da transição para o HD, é certamente que tipo de TVs, monitores ou projectores usamos para jogar os nossos jogos favoritos. Num artigo recente da DigitalFoundry foi abordado a problemática sobre o resultado de alguns jogos em TVs SD(Standard Difinition). No fundo, sabemos que muitas coisas criadas pelos produtores de videojogos nunca serão vistas, ou também ouvidas como foram criadas originalmente. O caso da imagem é uma delas, onde se a maioria usa ainda TVs SD nunca poderão desfrutar do jogo como ele foi criado. Outra das vertentes é os avançados sistema sonoros, onde quer pelo uso do 5.1 ou 7.1, poucos são aqueles que poderão usufruir tudo aquilo que o jogo oferece.
Esta introdução leva-nos à razão deste artigo, tentar usufruir mais de um jogo do que no seu formato padronizado. Tive a oportunidade de jogar pela primeira vez recorrendo a um videoprojector, que neste caso de teste foi o Toshiba TDP ET10, um multi-funções extremamente interessante.
Tentamos a todo custo testar o projector em muitas situações diferentes, recorrendo à Nintendo Wii, que vêm incluído num pack do projector, também testamos com a Xbox360 e PS3. Para além disso, como multi-funções podemos também usar como Homecinema, elevando em muito a sensação de grandeza dos filmes. Nesta gama de projectores da Toshiba, existe a versão ET20 que trás consigo um leitor de DVD embebido, tornando muito mais prático o uso do projector, pois não somos obrigados a ligar mais nenhum leitor a ele. Para além disso, ambos vêm com um sistema de som interno, embora sinceramente é para esquecer, pois quer pelo uso com filmes quer com jogos, é um sistema muito abaixo do desejado, pois quando puxávamos o som um pouco mais, não houve coluna que aguentasse. Assim nada melhor que ligar o nosso sistema de Homecinema ao próprio projector.
Em termos técnicos, e de ligações disponíveis, o Toshiba TDP ET10 é um multi-funções, permitindo ligar tudo e mais alguma coisa a ele. Podemos assim ligar todas as consolas que quisermos nos mais diversos formatos, desde vídeo composto, S-Video, HDMI, RGB, sendo assim possível ter diversas fontes ligadas, como por exemplo uma consola e um PC ao mesmo tempo. Em termos de áudio, como já referi, a solução é pelo uso de um sistema externo, mas podemos sempre ligar directamente no projector.
Em termos de imagem, achei bastante interessante a facilidade de configuração, quer recorrendo ao menu interno do projector, bem como na focagem manual. Embora aceite resolução até 720p e 1080i em upscaling, a resolução nativa é de 854 x 480, com resolução máxima de 1280 x 1024. Gostei particularmente de permitir boas resoluções e boa imagem em zonas mais próximas. Nem todos temos salas para podermos ver a 4 metros de distância. Assim, em espaços pequenos, obtivemos muito bons resultados. O calcanhar de Aquiles é certamente a impossibilidade de poder ser usado em zonas claras e com muita luz. Claro que quando estamos a falar de um projector, deveremos ter em mente qual o uso correcto que tem que ser dado, e não tentarmos obter os mesmo resultados que obtemos de um LCD. Assim temos que estar sempre num ambiente escuro, e de preferência com uma base branca e lisa onde será mostrada a imagem. Tudo isto conjugado, temos uma experiência de jogo fantástica e sem igual. Principalmente nos jogos de acção.
Outras das lacunas do Toshiba TDP ET10 é a taxa de latência, que é perfeitamente notória principalmente se usarmos para jogar. Em jogos de ritmo musical, como Guitar Hero, é extremamente penoso jogar, mesmo após termos tentado de tudo para calibrar o jogo. A solução encontrada, foi ligar o sistema sonoro a uma fonte externa, e jogar principalmente recorrendo à audição, pois a diferença em termos visuais não permitia um jogo correcto. Em tudo o resto, não tivemos qualquer dificuldade em jogar. De realçar que um sistema destes é excelente para jogos de desporto, principalmente se quisermos jogar com amigos. Depois de termos jogado Pro Evolution Soccer com este projector, não queríamos outra coisa.
Em suma, o Toshiba TDP ET10 não vem substituir uma boa TV HD, principalmente pela dificuldade em jogarmos em ambiente com muita luz, e se quisermos usar para jogos de precisão, mas se conseguirmos obter o ambiente certo, temos uma experiência de jogo que ultrapassa em muito uma mera TVHD. O preço do projector anda na volta dos 700,00€ e vem com uma Nintendo Wii no pack. Se pudermos ter as duas soluções, seria o ideal.