Tu não sabes como são feitos os jogos, diz designer de Starfield
Criar um videojogo é mais difícil do que parece.
Starfield foi um dos grandes jogos de 2023, um enorme RPG espacial criado pela Bethesda. O título foi muito polarizante, com uma porção dos jogadores rendidos ao jogo e outra porção desiludida com o resultado final.
Agora, um dos designers de Starfield, Emil Pagliarulo, veio tecer alguns comentários curiosos sobre o mundo da produção de videojogos, lamentando “quão desconectados alguns jogadores estão” da realidade do desenvolvimento de jogos; para além disso, incentiva os fãs apaixonados a evitarem fazer suposições sobre como e por que razão as decisões de design são tomadas.
Ao longo de 15 posts na sua conta oficial da plataforma X, Pagliarulo disse o seguinte:
"Engraçado como alguns jogadores estão desconectados da realidade do desenvolvimento de jogos e, ainda assim, falam com total autoridade. Quer dizer, posso tentar adivinhar o que é preciso para fazer um Hostess Twinkie, mas não trabalho na fábrica, então o que é que eu realmente sei? Não muito."
O designer revela que, no passado, também escrevia análises de videojogos e como dizia aquilo que lhe apetecia; no entanto, ao longo do tempo, foi-se apercebendo da dificuldade de todo o processo de produção e o quão arduamente trabalham os designers, programadores, artistas, produtores e todos os outros.
"Não estou a tentar mudar a opinião de ninguém. Mas dada a minha posição, não posso deixar de partilhar a verdade. E a verdade é que ninguém pretende fazer um jogo mau. E a maioria dos produtores de jogos são incrivelmente talentosos... mesmo que o jogo que eles lançam não esteja à altura.", diz ele.
"Então, claro, podes não gostar de partes de um jogo. Podes odiar totalmente um jogo. Mas não te enganes pensando que sabes por que razão as coisas são assim (a menos que esteja de alguma forma documentado e verificado), ou como elas se tornaram assim (boas ou más).", continua.
Podes ver o post inicial abaixo. Concordas com ele?