Turquia implementa imposto de 50% nas consolas de videojogos
Governo tenta proteger a sua economia.
Ser um fã de videojogos na Turquia acabou de ficar muito mais caro.
O Governo da Turquia aprovou durante o fim-de-semana um aumento de impostos em vários produtos importados, incluindo têxteis, sapatos, peles, alguns produtos industriais e também consolas de videojogos.
O aumento de imposto varia conforme o produto em questão, mas as consolas de videojogos são um dos produtos mais lesados, enfrentando um aumento de imposto de 50%, relata o HaberTurk.
Este aumento no imposto de consolas de videojogos é, contudo, temporário. A taxa de 50% vai manter-se até 30 de Setembro de 2020, baixando depois para 20%. Ainda assim, espera-se que este imposto tenha significativo impacto no preço das novas consolas, a PlayStation 5 e Xbox Series X.
O Bloomberg aponta que esta é uma medida proteccionista do Governo Turco. Com as exportações a registarem uma queda de 30% devido ao COVID-19, a Turquia quer proteger a sua economia e promover a compra de produtos nacionais.
O problema com as consolas de videojogos é que não existem propriamente substitutos fabricados em território turco. Quem quiser comprar uma consola de agora em diante, terá que pagar mais.