Ubisoft acusada de promover Assassin’s Creed Shadows com espada de Zoro de One Piece
Também terá utilizado adereços vendidos no Amazon como arte oficial.
A Ubisoft e o jogo Assassin's Creed Shadows estão no centro de uma nova polémica, depois de alegadamente a empresa ter utilizado a katana da personagem Roronoa Zoro, de One Piece, e adereços comprados na Amazon como arte oficial do jogo. As acusações surgiram na sequência de uma publicação na conta oficial francesa do jogo na plataforma X, onde a Ubisoft estava a promover uma experiência imersiva na Japan Expo.
A mensagem, traduzida do francês, diz: "Katana e a máscara de Yasuke (por @PureArtsLimited ❤️) ou obras de arte do jogo, no nosso stand da Ubisoft na @japanexpo oferece-lhe uma experiência... imersiva 👀🔴". A publicação foi alvo de reações desfavoráveis, especialmente depois de utilizadores da plataforma X terem salientado que os produtos podem ser comprados diretamente na Amazon, partilhando imagens que parecem confirmar as suas afirmações.
Além disso, Mark Kern, ex-líder da equipa de World of Warcraft, identificou a katana apresentada no expositor como a espada de Roronoa Zoro de One Piece. Na sua publicação no X, Kern afirmou: "A Ubisoft copiou One Piece, dando ao falso samurai Yasuke a katana de Roronoa Zoro na Japan Expo. Isto vai deixar os japoneses ainda mais zangados". Kern também mencionou que tinha recebido várias denúncias de outros objetos alegadamente copiados de artistas japoneses, destacando este caso como o mais grave até à data.
Os artigos em questão, incluindo a katana e o suporte, são vendidos por uma empresa francesa chamada Féenomen, que oferece uma reprodução da Sandai Kitetsu de Zoro por €39,99. Até à data, a Ubisoft não fez qualquer comentário oficial sobre as acusações.
Este incidente realça a importância da originalidade e do respeito pela propriedade intelectual aquando da criação e promoção de jogos.