Apesar das polémicas, a Ubisoft continua a ter muito lucro
Com Star Wars Outlaws e Assassin's Creed Shadows para breve.
A Ubisoft anunciou os seus resultados financeiros para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2024-25, destacando um forte início com receitas de 290 milhões de euros, excedendo o objetivo de 275 milhões de euros. A empresa também anunciou o adiamento de dois jogos para dispositivos móveis muito aguardados, Rainbow Six Mobile e The Division Resurgence, cujo lançamento estava previsto para 31 de março de 2025.
A receita de vendas, de acordo com as normas IFRS 15, foi de 323,5 milhões de euros, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Yves Guillemot, cofundador e CEO da Ubisoft, destacou o desempenho positivo, atribuindo o sucesso inicial ao lançamento do jogo XDefiant, que atraiu mais de 10 milhões de jogadores nas primeiras duas semanas após o seu lançamento em maio de 2024. O jogo também lançou novos modos de jogo, como Team Death Match e Capture The Flag, contribuindo para o seu melhor desempenho do que o esperado.
Os jogos para dispositivos móveis Rainbow Six Mobile e The Division Resurgence, cujo lançamento estava inicialmente previsto para o final do ano fiscal de 2025, foram adiados. A Ubisoft afirmou que as equipas de desenvolvimento vão precisar de mais tempo para garantir que estes jogos correspondem às expectativas num mercado altamente competitivo. Ambos os jogos são considerados títulos AAA para dispositivos móveis e tiveram as suas primeiras apresentações em 2022, com betas fechadas realizadas desde então.
Apesar dos adiamentos, a Ubisoft mantém uma perspetiva otimista para o resto do ano fiscal, confirmando os seus objetivos financeiros e prevendo um aumento das receitas líquidas e do fluxo de caixa operacional. Os próximos lançamentos incluem Star Wars Outlaws, agendado para 30 de agosto, e Assassin's Creed Shadows, com lançamento previsto para 15 de novembro. A empresa também destacou o sucesso constante de títulos como Rainbow Six Siege e Assassin's Creed, que registaram um crescimento significativo em termos de envolvimento e monetização.
A Ubisoft está confiante na sua estratégia de se concentrar em experiências de GaaS (games-as-a-service) e aventuras em mundo aberto, áreas em que espera continuar a expandir a sua presença.