Ubisoft bloqueia missão Jabba em Star Wars Outlaws. Só disponível nas edições mais caras
Os jogadores têm de pagar mais.
Star Wars Outlaws, o próximo jogo de ação e aventura do universo Star Wars, está a gerar grande polémica com a decisão da Ubisoft em bloquear uma missão importante através de edições Premium do jogo. De acordo com os pormenores divulgados no site do jogo, a missão chamada "Jabba's Gambit" só estará acessível com a compra das edições mais caras (Gold e Ultimate) ou para quem for subscritor do Ubisoft+ Premium.
"Com o Ubisoft+ Premium, a Gold Edition ou a Ultimate Edition, desbloqueia até três dias de acesso antecipado e outros conteúdos adicionais, incluindo a season pass e muito mais!"
"Expande a tua viagem galáctica com a Season Pass! Desbloqueia duas expansões narrativas adicionais após o lançamento, uma missão exclusiva no Dia 1 com Jabba e cosméticos adicionais para Kay e Nix. *Disponível apenas para pré-encomenda com a edição Gold ou Ultimate, ou com o Ubisoft+ Premium."
Descrita como uma "missão exclusiva do Dia 1", Jabba's Gambit segue a protagonista Kay enquanto esta recebe uma oferta de emprego lucrativa do infame Jabba the Hutt. No entanto, os jogadores interessados em jogar esta missão no lançamento terão de investir na Gold Edition, por 119.99€, ou na Ultimate Edition, por 139.99€, ambas com o Season Pass incluído.
Embora o Season Pass seja uma prática comum na indústria, oferecendo aos jogadores acesso a futuras atualizações de conteúdos a um preço mais reduzido, o facto de se bloquear uma missão por detrás de um acesso pago aquando do lançamento foi alvo de críticas. De facto, os jogadores esperavam ter acesso a todas as missões com a edição normal (€79,99 nas consolas e €69,99 no PC), mas acabaram por descobrir que certos conteúdos exigem um investimento adicional.
Esta decisão da Ubisoft reforça a preocupação crescente relativamente à monetização dos conteúdos dos jogos, especialmente quando envolve a retenção de material pronto a ser jogado em edições especiais. Embora o Season Passes normalmente implique o desenvolvimento e a expansão contínua do jogo, a prática de separar o conteúdo do jogo base no dia do lançamento é suscetível de alienar alguns jogadores e provocar reações negativas.