Passar para o conteúdo principal

Ubisoft encerra XDefiant e despede 277 funcionários

Dois estúdios serão encerrados.

Crédito da imagem: Ubisoft

A Ubisoft, uma das principais companhias do sector dos videojogos, tomou a difícil decisão de terminar o desenvolvimento do seu shooter free-to-play, XDefiant. Esta decisão levou ao encerramento de três estúdios de produção e ao consequente despedimento de 277 funcionários.

Apesar da receção inicial positiva e do apoio dedicado dos jogadores, XDefiant teve dificuldades em atrair e manter uma base de jogadores significativa no mercado altamente competitivo dos FPS gratuitos. O jogo, lançado em maio, não conseguiu satisfazer as expectativas de sucesso a longo prazo da Ubisoft.

Embora a terceira temporada prossiga como planeado, o jogo será oficialmente encerrado a 3 de junho de 2025. Novas transferências, registos e compras deixarão de estar disponíveis e os servidores ficarão offline após a data especificada.

A Ubisoft expressou a sua gratidão aos funcionários afetados pelas suas contribuições para o projeto e comprometeu-se a apoiá-los durante este período de transição.

Este último revés acontece num período difícil para a Ubisoft, marcado por títulos com fraco desempenho, atrasos e cancelamentos de projetos. A empresa tem passado por dificuldades financeiras consideráveis nos últimos anos, o que levou a medidas de redução de custos e esforços de reestruturação.

"Infelizmente, a descontinuação de XDefiant traz consequências difíceis para as equipas que trabalham neste jogo. Apesar de quase metade da equipa XDefiant a nível mundial transitar para outras funções dentro da Ubisoft, esta decisão também leva ao encerramento dos nossos estúdios de produção de São Francisco e Osaka e à redução da nossa unidade de produção de Sydney, com 143 pessoas a saírem em São Francisco e 134 pessoas a saírem provavelmente em Osaka e Sydney. Para os membros da equipa que deixam a Ubisoft, quero expressar a minha mais profunda gratidão pelo vosso trabalho e contribuições. Saibam que estamos empenhados em apoiar-vos durante esta transição."

Lê também