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Ubisoft reage à polémica sobre Yasuke em Assassin's Creed Shadows

Diz que tenta criar uma ficção e um videojogo.

Crédito da imagem: Ubisoft

A Ubisoft decidiu deixar uma mensagem à comunidade japonesa adepta de Assassin’s Creed, na qual aborda a recente polémica em torno do jogo, mais especificamente sobre a escolha de Yasuke como protagonista, a sua representação como samurai e o contexto geral do jogo.

Através das redes sociais, a equipa responsável por Assassin’s Creed: Shadows diz que criar um jogo da série no Japão feudal é um sonho de longa data, algo que finalmente vão conseguir fazer, após 20 anos a criar jogos em diversos períodos da história.

“Desde o anúncio de Assassin’s Creed: Shadows, recebemos muitas reações positivas, mas também algumas críticas, incluindo da vossa parte, os nossos jogadores japoneses. Partilhamos a vossa paixão pela história e respeitamos profundamente o vosso cuidado pela integridade cultural e histórica do vosso rico legado.”

Perante isto, a companhia decidiu prestar declarações sobre a sua visão criativa, assegurando que se esforçou imenso para representar de forma respeitosa o Japão feudal.

“No entanto, a nossa intenção nunca foi apresentar os nossos jogos Assassin’s Creed, incluindo Shadows, como representações factuais da história ou personagens históricos. Ao invés disso, procuramos despertar a curiosidade e encorajar os jogadores a explorar e aprender mais sobre os períodos históricos pelos quais somos inspirados.”

A Ubisoft avisa que o propósito principal de Assassin’s Creed: Shadows é ser um jogo divertido, que te leva para uma ficção histórica inspirada pelo Japão Feudal. A equipa relembra que trabalha com a Ubisoft Japan, historiadores e autores para se informar antes de tomar escolhas criativas, mas admite que mesmo assim possa apresentar coisas capazes de gerar preocupações entre os japoneses.

A equipa vai ler o feedback construtivo e ajustará o que sentir necessário num projeto que ainda está em desenvolvimento. Além disso, avisa que recorre à ajuda de imensas pessoas para obter informações, mas tomam as suas próprias decisões pelo interesse do gameplay e entretenimento, por isso não devem atacar colaboradores internos e externos.

Sobre Yasuke representado como samurai, a Ubisoft diz que busca a autenticidade ao inspirar-se em eventos e personagens históricos, mas os jogos Assassin’s Creed são trabalhos de ficção, com liberdades criativas e fantasias, como acontece com Yasuke.

“A sua vida singular e misteriosa tornou-o num candidato ideal para contar uma história Assassin’s Creed com o Japão feudal como cenário.”

“Apesar de Yasuke ser apresentado como um samurai em Assassin’s Creed: Shadows, reconhecemos que isto está sujeito a debate e discussão.” A Ubisoft assegura que teve isto em consideração ao criar a sua narrativa, e continua a pedir feedback transmitido com respeito.

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